sábado

Eu grávida? Vixe Maria tá amarrado!


Esses dias, andando de ônibus, comecei a ouvir a conversa de alguns jovens. Concentrei-me em uma frase de uma garota que estava relatando alguns sintomas de gravidez e disse: “Deus me livre de ficar grávida, vira essa boca pra lá, não posso de jeito nenhum. Vixe Maria tá amarrado!”

Eu fico intrigado com essas coisas, pois apesar de tantas informações não conseguimos conscientizar os jovens e adolescentes a se prevenirem nas relações sexuais, não só pelo risco da gravidez fora de hora como também pelo perigo de doenças transmitidas pelo sexo. Quando o assunto é sexo, a chapa esquenta, pois nem a moralidade exacerbada dos católicos romanos - Vixe Maria” ­- e nem o legalismo mortal dos protestantes -“Tá Amarrado”- conseguiram fazer com que os jovens agissem de forma consciente na hora de ter suas relações sexuais.

Infelizmente, as instituições religiosas adotaram uma educação sexual repressora, e durante um bom tempo bateram em uma mesma tecla: “Sexo só depois do casamento”. Sendo assim, esqueceram de ensinar como não transar antes do casamento em um contexto que prioriza o sexo fácil e superficial. E tem mais, não ensinaram como fazer sexo, como usar uma camisinha, como se prevenir de situações que confrontam os nossos valores e conceitos, diante desses temas optaram pelo silêncio.

A cultura brasileira está alicerçada sobre a educação cristã, seja pelo viés católico ou pelo viés protestante. Todavia, o que percebemos é uma carroça em alta velocidade sem nenhum condutor indo em direção a um grande abismo e levando consigo a juventude do nosso país.

Pensando em tudo isso, naquele dia no ônibus, eu me perguntei: Que cristianismo que foi ensinado pelos nossos pais que não conseguiu orientar e conscientizar a nossa geração?

Eu sempre fico do lado dos jovens, pois sou jovem e sei como é a pressão sobre nossas cabeças e sei como é ruim não ter orientações, ou não ter com quem conversar. É muito fácil acusar e não perceber o esforço de muitos para não transarem antes do casamento. É fácil discipliná-los sem compartilhar da angústia das meninas que não se previnem e vivem na dúvida de estar ou não grávida. É mais fácil taxar uma lei para tentar controlar esse caos, mas é difícil entrar no meio da galera e ensinar passo a passo, acompanhar, discipular e amar.

Por falta de uma visão mais humana e contextualizada, as instituições religiosas no Brasil continuam com uma teologia obsoleta e equivocada, deixando a juventude ao léu, pois com toda certeza é mais fácil deixá-los dizer “Vixe Maria, Tá Amarrado!” do que revisar todo sistema educacional religioso. Mas infelizmente, o caminho mais fácil nem sempre é o melhor. Como dizia o mestre: “A porta e o caminho é largo, mas seu fim é a perdição.”

3 comentários:

  1. Ótimo seu texto Calebe, como sempre. Você dá testemunho de quanto vale a pena se deixar ser usado por Deus. Esse tema é cada vez mais relevante. Temos visto os jovens desesperados, perdidos por falta de ajuda. Sexo hoje em dia ainda é tabu em muitas igrejas, mesmo as mais liberais só chegam até um limite "seguro" para não correr o risco de ir contra as próprias doutrinas. Mas afinal, a maior lição que Jesus nos deixou, a maior doutrina não foi o amor? E sendo assim, deixar os jovens sofrendo, sem nenhum conforto não seria falta de amor? Não é fácil viver nesse novo mundo que tem se colocado a nossa frente todos os dias, por isso precisamos uns dos outros, precisamos nos dar as mãos, nos ajudar em amor para permanecer firme até o fim.

    ResponderExcluir
  2. Oi Calebe!
    Muito bom o texto. Hoje é bem comum escutarmos: "Grávida? Deus me livre!", ou: "Que horror". E acabamos nos esquecendo que a gravidez é um fruto divino, não é nada do maligno. Mas nós, com as mãos humanas, transformamos isso em algo ruim, por não acontecer no momento apropriado, com a pessoa apropriada. E quando vemos alguém sofrendo por causa de gravidez precoce, a primeira coisa que fazemos é pensar que essa menina é uma pecadora, pois praticou o sexo antes do casamento. Mas quem somos nós para condená-la? E quem de nós sairia de seu conforto para amar e discipular essa menina? É, é bem complicado.

    ResponderExcluir
  3. Olá Calebão... voltando a ativa aqui na net fiz minha breve visita no seu blog e mais uma vez me alegro por ver você sendo usado por Deus neste ambiente. Muito bom seu texto e sua articulação. De fato, temos que falar de SEXO por aqui porque em meio as igrejas está difícil de informar os jovens.
    Parabéns brow e fica com Deus!!!

    ResponderExcluir