terça-feira

O AVATAR TUPINIQUIM


Ainda na cama, logo após acordar, me assustei com uma manchete, eram ainda 7:20 da manhã quando li no site do estadao.com.br: “Belo Monte leva o maior financiamento da história do BNDS: R$ 22,5 bilhões”. A obra vai custar em torno de 30 bilhões, então resta pouco para completar o valor, todavia com esse montante já dá pra começar e avançar as obras.

O que me intriga é a seguinte questão: Qual banco empresta tanto dinheiro para uma mesma empresa?

Fui olhar no site da empresa (http://www.norteenergiasa.com.br/) e curiosamente estava fora do ar, não só o site como o blog com informações sobre a Norte Energia, empresa favorecida com o empréstimo (http://blogbelomonte.com.br/tag/norte-energia-s-a/).

O que me pergunto é: como um banco pode emprestar tanto dinheiro para uma obra que vai ter um impacto ambiental gigantesco?

Pesquisando algumas áreas de investimento do BNDS, observei que o mesmo também investe em projetos ambientais e olha a motivação:“O BNDS considera a preservação, conservação e recuperação do meio ambiente condições essenciais para a humanidade”. E sabe o que é mais contraditório, o mesmo banco que vai emprestar 22,5 bilhões para um projeto que vai destruir parte da mata para a construção da usina, oferece empréstimos para projetos de restauração da Mata Atlântica (http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/bndes/bndes_pt/Areas_de_Atuacao/Meio_Ambiente/).

O que me pergunto é: Qual instituição seria louca o suficiente para emprestar tal quantia para um investimento que tem recebido pesadas críticas e com repercussão mundial?

Temos várias manifestações de atores, cineastas, cantores, teólogos, escritores, ONGs, algumas poucas igrejas (bem poucas), biólogos, cientistas, representantes de organizações ambientas, índios, representações que lutam pelo direito do índio, enfim, existem vozes clamando contra esse absurdo. Só o movimento Gota D’Água conta com o apoio de 2023540 pessoas (http://movimentogotadagua.com.br/). Quem colocaria o nome na reta de algo assim? E por quais motivações?

Sabemos da rigorosa seleção de projetos que o BNDS faz para o empréstimo de valores infinitamente menores que este para pequenas empresas. Não pode existir nenhum ponto sem nó. Agora me vão emprestar um valor desse tamanho para um projeto que além de não ser bem recebido será realizado por uma empresa que nem consegue manter o site no ar?

Kararaô Xingu, kararaô!


Um comentário:

  1. Tudo gira em torno do poder, de influências, de troca de favores... Tudo está em torno de um (indefinido, porém na maioria das vezes mto bem definido) umbigo!
    A explicação, ao meu ver, é PODER de hoje, do agora! Que se danem as futuras gerações....
    Visão olhística?? Bem comum?? Que nada!!!
    Todas essas expressões socioambientais da moda estão sendo usadas como propaganda... fachada do poderio do capitalismo que, infelizmente, fala mais alto que qq uma dessas expressões "vazias"!! Digo, expressões vazias pq a realidade não coincide com a teoria!!

    ResponderExcluir