quinta-feira

O CHAMADO À SANTIDADE

A igreja é chamada para ser Santa, essa é sua vocação. A santidade da Igreja de Cristo transforma as realidades, transforma a morte em vida e coloca ordem no caos.
Como isso é possível?
Mateus, Marcos e Lucas, relatam a história de uma mulher que, há doze anos sofria de hemorragia. Ela vai ao encontro de Jesus Cristo e, ao tocá-lo, é curada. Ela sabia que não podia tocar em homem algum, pois pela lei, estava impura.
Qualquer judeu sabia da lógica da pureza e impureza dentro da comunidade judaica, ela era simples e estava no alicerce dos ensinamentos bíblicos. Um item puro e santificado, quando tocava outro objeto, não tinha o poder de purificá-lo. Todavia, se um objeto impuro tocasse algum outro objeto, ou pessoa, esse se tornaria impuro. A lógica é simples, o puro não purifica, mas o impuro impurifica. Logo, se algo impuro tocasse em alguma coisa pura, essa coisa, ou pessoa, se tornaria impura.
Pedro sabia bem disso e por essa razão, em Lucas capítulo 5, depois da pesca maravilhosa, percebemos ele dizendo para o mestre: “Afasta-te de mim, pois sou pecador”. Ele percebeu a pureza do mestre e sabia que sendo pecador, não havia espaço para os dois no mesmo barco.
Nesse relato da cura da mulher que há doze anos sofria de hemorragia, assim como outros relatos de cura de Jesus temos a quebra dessa lógica. Pois uma mulher impura toca em um homem puro, mas ela não o deixa impuro, antes, a santidade de Jesus purifica a mulher e a cura. Jesus quebra a lógica da Lei, é como se Ele dissesse: “Eu sou santo o suficiente para lhe purificar, não temas.”
Por essa razão é que Jesus permanece no barco com os pescadores no texto de Lucas referido acima. A pureza e santidade de Cristo estava para além da lógica da lei e impureza alguma podia maculá-la.
A igreja é chamada para exercer a santidade do Cristo, essa santidade que é capaz de tornar o impuro em puro. Onde a igreja passa, onde ela toca, o que é impuro não resiste a sua santidade.
Por essa razão a igreja deve ser santa e abraçar a sua vocação, pois é a santidade de Cristo na vida da igreja que faz com que os sinais do reino se manifestem e haja transformação de morte em vida. Quando a igreja encontra com um cenário de morte, não é a morte que predomina sobre a igreja, mas sim ela que predomina sobre a morte e dessa forma traz a vida, traz a ordem ao caos.
A santidade de Cristo na igreja quebra a lógica da lei, prevalece sobre o impuro, transformando-o em puro sem perder sua pureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário