terça-feira

Caminhar mesmo quando não se enxerga o caminho.

A Fé Cristã suscita dúvidas e questionamentos profundos, que por mais que nos esforcemos em responder, sempre sobra uma ponta que fica sem resposta. A lógica cristã é em diversas vezes paradoxal, parece em alguns momentos que se contradiz, em outras vezes nossa mente não consegue nem acompanhar a profundidade do pensamento. Questões ficam em aberto na fé cristã. Perguntas feitas, das quais as repostas não são simples e às vezes [na maioria] nem se tem uma resposta clara.

Há algumas perguntas que são clássicas e sempre são feitas, perguntas como: Se Deus é bom por que existe o mal? Se Deus quer que todos sejam salvos por qual razão Ele escolhe apenas alguns? Deus nos escolhe ou a gente escolhe a Deus? A salvação é pela Fé, a Fé é presente de Deus e quem não tem fé não foi presenteado por Deus? Por que nascemos como pecador antes mesmo de executar qualquer ação? Se Deus é amoroso por que não salva a todos?

Enfim, a lista vai longe!

Algumas perguntas são mais fáceis de serem respondidas do que outras e existem aquelas perguntas das quais não conseguimos responder. Podemos lançar luz, podemos vislumbrar algumas respostas e alternativas, mas parece que ainda fica um enigma um mistério.

O que eu acho mais fantástico é que mesmo não tendo todas as respostas, ou , por vezes tendo poucas repostas, muitas perguntas e infinitas dúvidas. Mesmo assim é possível caminhar com plena convicção, caminhar com uma imensa e profunda segurança. Isso é loucura! Ainda mais em um mundo científico e materialista, mas como bem disse o autor de Hebreus: “Ora a Fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem.” (Hb 11.1). É no mínimo paradoxal essa afirmação, pois como alguém pode estar certo de algo que não aconteceu ou ter convicção de algo que não se vê?

Isso é Fé! O que não significa a capacidade de ter todas as repostas, mas sim a capacidade milagrosa de continuar caminhando convictamente mesmo quando não se enxerga o caminho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário