domingo

Brasileiros Interessados na política do Brasil.

Realmente, a minoria do país esta interessada em envolver-se na política ou no desenvolvimento de sua cidade de origem, estado ou abrangendo mais este pensamento interessados no Brasil.
A cada notícia dada no jornal é revelado um mar de roubo e enganação entre os políticos elegidos pela própria nação. O que me chama a atenção não é o fator “corrupção”, pois isto por si só já é conhecido por todos. O que atrai a minha atenção e indignação é o fato do silêncio por parte dos habitantes dessa nação, que apesar de terem liberdade de expressão acabam optando pelo silêncio da comodidade, gerada pelos seus pequenos mundos particulares.

Sócrates disse uma vez:

“Outrora na minha juventude experimentei o que tanto os jovens experimentaram. Tinha o projeto de, no dia em que pudesse dispor de mim próprio, imediatamente intervir na política.”

Este desejo levou-me a refletir e instigou-me a responder uma questão intrigante: Como ganhamos o apreço de nos envolvermos com o desenvolvimento do nosso país?

O próprio comentarista do livro Platão, nos mostra que o desejo do filósofo acontece graças a um contexto que o direciona para esse caminho. Vemos que no próprio desenvolvimento de Atenas o povo sempre foi educado a serem ciosos com a cultura, tradições, deuses e ritos do seu próprio país. É como se houvesse uma repressão intrínseca a cada cidadão ateniense, que o levava a zelar pelo crescimento de seu estado ou província.
O que se entende através das palavras do comentarista é que quando se cria um apreço, uma paixão pela cultura e tradição de seu próprio país, o cidadão torna-se mais preocupado com os problemas internos e externos. Um forte exemplo disso são os países de Oriente Médio, o apreço pela cultura e tradições torna difícil estabelecer ou criar algo fora do padrão.

Com certeza o que falta para o Brasil é uma reeducação cultural. A miscigenação dos povos no Brasil ocorreu em uma época onde o país não estava pronto, por essa razão, perdemos espaço para a cultura alheia. O pior é que não conseguimos nos identificar com a nossa e nem com a cultura estrangeira, ou seja, ficamos aculturados.Só teremos um povo interessado pela política e desenvolvimento do Brasil quando houver uma reestruturação cultural, através de uma ação objetiva que nos leve a manter um contato pleno com nossas culturas e nossas tradições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário