domingo


“E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Assim dirás ao povo: EU SOU me enviou a vós.”

Esta é a famosa passagem relatada em Êxodo 3:14, onde Moisés recebe de Deus o chamado para libertar o povo da escravidão do Egito. Aqui é possível encontrar aquilo que chamo de A problemática de Moisés. Além de todo o contexto miraculoso e da dificuldade da missão, ele ainda encontra um grande problema que é a abstração da divindade que lhe chamou.
Ora, o contexto de Moisés é marcado por divindades que mesmo sendo abstratas possuem delimitações concretas, tais como: nomes, definições, imagens. Esse é o panorama do Egito, seu imenso panteão carrega consigo ensinos sobre as divindades, e a maior divindade egípcia é um ser físico, palpável e concreto que é o próprio Faraó.
Moisés pede para Deus uma definição de si, um nome, um material que lhe dê a possibilidade de ter em suas mãos, por menor que seja, a definição desse deus. Ora, Moisés estava ciente que quando se apresentasse no Egito, como representante de Deus, a primeira pergunta que teria que responder seria: Mas que Deus é esse?
Não definir a divindade que se representa é não manipular, é não ter poder sobre ela, e isso implica a não ganhar o respeito entre outros religiosos. A resposta de Deus ao problema de Moisés é simples, absoluta e, no entanto, problemática. Ela é simples porque Deus não se definiu. Ela é absoluta por que ele não precisou se definir. E é problemática, pois Ele não se definiu como esperado por Moisés.
Deus diz: EU SOU O QUE SOU, prefiro a possibilidade dada no hebraico que é EU SEREI O QUE SEREI! Em outras palavras o que Deus esta dizendo ao seu servo e ao povo é: DESCANSA EM MIM.

Esse é o princípio e o valor fundamental da fé cristã. É uma fé a qual não quer delimitar Deus; não necessita que sua divindade seja concreta; não coloca sua esperança nos conceitos pré-formatados que julgam conter as definições de Deus. A fé Cristã é aquela que descansa na grandiosidade de Deus, sabendo que Ele prometeu a libertação e é poderoso para derrubar tudo o que se opõem a Sua vontade e aos Seus filhos.

A nossa maior tentação diante das dificuldades da vida é querer usar nossa religiosidade e nosso conhecimento sobre Deus como ferramenta de manipulação. Diante dos Faraós dos nossos dias, somos sempre tentados a pedir para Deus uma manifestação, uma explicação, um ponto concreto, um milagre. Mas Ele nos surpreende e sempre nos responde: “Descansa em Mim, pois eu Sou o que Sou”.

4 comentários:

  1. Sempre queremos definir tudo, encaixotar tudo, porque assim temos o domínio. É assim com tudo em nossas vidas. O desafio da vida cristã é andar sobre as águas (o desconhecido) confiando q Ele está ao nosso lado nos sustentando!

    ResponderExcluir
  2. Calebão, de fato este texto nos constrange e nos fazer enxergar o que somos! É bom ver num breve e expoente texto como o seu o materialismo que muitas vezes nos assombra e nos impede, consequentemente, de compreender que Deus é e nunca poderá não ser!!! valeu amigo...

    ResponderExcluir
  3. parabens pela cara nova do blog, gostei que agora da para a gente acompanhar o seu ministerio!!

    ResponderExcluir
  4. Muuuuuuuito bom!Foi incrível o que vc identificou nessa situação toda!Q Deus continue a te abençoar!E q a gente possa continuar a descansar no Eu SOU!

    ResponderExcluir