quarta-feira

Um único Deus, um único caminho!


O ser humano carrega dentro de si a necessidade de contemplar um ser que por si só é maior do que ele, um ser transcendente, um ser divino. O homem necessita de um refúgio, de um poder sobrenatural, ou até mesmo natural, o qual ele domine, ou se deixe dominar, o qual ele entenda e esquadrinhe, ou adore e sirva na ignorância.
Mesmo aqueles que não consideram nada, ou até mesmo depositam sua fé na inexistência desse ser maior, acabam caindo em contradição, pois fazem dessa escolha o seu deposito de fé, o seu ser Divino, ao qual se coloca suas preposições e seu tempo de pesquisa.
O fato claro é que o homem necessita colocar sua capacidade de acreditar, ou seja, sua fé, em algo que esta acima da sua capacidade cognitiva. Mesmo que ele denomine isso de nada, ele já estipulou um ser abstrato ao qual se apegar, pois não se denomina algo inexistente sem lhe trazer a existência.

Durante o desenvolvimento do homem, esse ser do qual não pensamos maior, foi sendo denominado de diversas formas, segundo o entendimento daqueles que lhe dedicaram nomes. Essa variação de nomenclatura deu-se de acordo com a cultura, época, acontecimento, história, tradição e por ai a fora.
O que instiga o meu pensamento é que todos os que invocam esse ser transcendente independente do nome ou figura, invocam um mesmo ser, um mesmo objeto, que é uma força, um pensamento que esta fora do homem, acima da sua compreensão. A nomenclatura é diferente, mas o ser em questão é o mesmo, é o ser que esta acima do homem.
Se isso é real, se na verdade não existem seres transcendentais, não é loucura concluir que todos que invocam, invocam um mesmo ser, mas usam métodos, caminhos e nomes diferentes. Nesse caso, todos os caminhos levam a um único ser, entretanto isso não quer indicar que todos os caminhos estão corretos.

Se realmente existe um só ser superior como exponho acima, creio que esse ser é Deus, o criador de todo universo, que se fez carne e habitou entre os homens. Se tudo isso é uma argumentação falsa, e o fato verídico é que cada caminho leva há um determinado deus, coloco toda a minha fé no maior de todos, coloco minha fé no Deus de Abraão, Isaac e Jacó que se revelou através de seu filho Jesus Cristo.
Todos os caminhos levam a Deus, mentira. Deus só é contemplado plenamente por um caminho que é Cristo Jesus, pois ele assim disse: “Eu e mais ninguém, sou o Caminho, a Verdade e a Vida, ninguém chega ao Pai a não ser por mim.”

Um comentário:

  1. Oi Calebe.
    Muito interessante seu texto.
    Ja imaginou se houvessem vários deuses, quantas criações não haveriam espalhadas por aí? A não ser que esses outros deuses fossem criações de um único Deus e portanto incapazes de criar algo novo,o que nos leva novamente a um único Deus, o Deus de Isaque, Abraão e Jacó.
    Qualquer hipótese ou linha de raciocínio nos leva ao fato de que existe UM DEUS, aquele que criou tudo e, por consequência, incomparável a qualquer outro.
    Esse é nosso Deus, que além de todo seu poder derrama amor e vida em abundância para aqueles que aceitam essa verdade.
    Por isso somos o povo mais feliz da terra.

    ResponderExcluir