quarta-feira

Afasta de mim este cálice!


Em certa igreja era costume realizar a Santa Ceia com dois cálices grandes cheios de vinho. Um cálice era usado para a ala direta da igreja e o outro para as pessoas da ala esquerda da igreja. Atrás de cada cálice, ia um diácono que limpava a taça retendo os restos salivares de alguns irmãos.
Certo membro, ao ver essa cena, indignou-se, e propôs para o pastor que ao invés de realizar a ceia com duas taças, fossem colocadas pequenas taças individuais para cada membro, tudo isso por uma questão de praticidade e higiene.

Essa proposta criou um reboliço na igreja, totalmente tradicional. Os presbitérios defendiam que Jesus ao realizar a ceia, tomou o CÁLICE. Eles ressaltavam a singularidade vista nas palavras de Jesus. Vendo isso, o próprio membro, autor da idéia, refutou a prática da igreja, pois esta defendia a singularidade do cálice, mas na hora da ceia serviam o vinho em dois cálices.
Cálice pra lá, cálice pra cá, e a conversa foi parar em uma assembléia extraordinária. E o tema para ser votado era: “Continuamos a servir a ceia em dois cálices, ou em um só.”
Bom, não tem nem como não observar que o fato é hilário, pois havia uma proposta de mudança, mas, a sugestão do membro nem entrou em voga na hora da votação.
Pra resumo da história, a igreja se dividiu em duas. Uma se tornou a igreja que na hora da ceia toma o vinho em somente um cálice. E a outra, continuou com os adeptos à doutrina dos dois cálices.

“A letra mata. Mas o Espírito Vivifica"
II Cor. 3.6

[História verídica contada pelo pastor Paulo Solonca no 4º encontro Sepal Sul.]

Um comentário:

  1. Maluko! eu piro nas suas historias...
    Parabens! continue assim sensível ao contidiano.

    ResponderExcluir