quinta-feira

Lá no céu será como Babel?


Sempre me pergunto como será o céu? Fico pensando na proposta tradicional de um lugar branco, com nuvens, sem barulho, onde todos falam baixinho, não correm e não brincam. Confesso: essa proposta não me atraí. Converso com meus “hermanos” sobre a possibilidade do céu ser a terra. Ser como tudo é, só que restaurado e com a total presença do reino de Deus e seus valores. Confesso: sou atraído por essa proposta.

O fato é que temos pouca descrição na bíblia sobre o céu, e a maioria dessas descrições são completamente preenchidas por metáforas indecifráveis. Por essa razão, adotei uma proposta para tentar saciar a minha dúvida sobre como será o céu e partindo do pressuposto que o céu será a congregação dos justos, dos filhos de Deus, esforcei-me em observar os futuros moradores do céu, ou seja, decide empenhar-me em analisar as nossas reuniões. E está aqui o fruto de minha pequena pesquisa.

Rodei pelo Brasil, por várias igrejas, denominações das mais variadas, nomes dos mais assustadores como, por exemplo: Igreja Presbiteriana Renovada Independente do Espírito Santo, ou, Igreja Serpente de Moisés que comeu as serpentes de Faraó.
São igrejas que partem do mesmo livro, entretanto, cada uma fala uma coisa, uma língua, ou várias línguas. Umas são mais calorosas, outras mais frias, parecem geladeiras. Umas são altamente movidas pela comunhão, outras são guiadas por um individualismo egocêntrico. Algumas amam as pessoas, outras amam a tradição. Muitas pregam, só que são poucas que pregam sobre a bíblia. Em algumas existem até um dicionário que traduz palavras como: Shavalavalaia, Siricantará la na praia, Riponpom chuaua. Palavras que já são incorporadas à liturgia dos cultos e são usadas com freqüência, perdendo assim muitas vezes o seu sentido, seu valor.

Outras igrejas retiram os mais velhos na hora do louvor, por causa do barulho assustador, outras confundem os jovens e adolescentes com palavras totalmente arcaicas nas músicas. Muitas adotam a cultura norte americana, outras entram de cabeça na cultura brasileira que seus cultos parecem cultos de umbanda e é normal problemas como corrupção, pois pra tudo damos um jeitinho, não é?
Eu compreendi, que todas as igrejas falam de Deus, só não descobri que Deus que é, mas acho que ainda terei tempo pra saber.

Eu realizei essa pesquisa para responder minha indagação: Como será o céu, a reunião dos Justos e Santos de Jesus?
Esse era o meu norte. É claro que não consegui responder essa questão. O pior não foi isso, o pior é que fiquei com outra dúvida, após minha pesquisa. Minha dúvida é: Será que lá no céu vai ser como Babel?

Help me please!!!

2 comentários:

  1. Rs... Muito bom! Muito bom mesmo! Muito legal essa sua exposição, e fiquei pensando...
    Essa primeira idéia de céu, é a formada na cabeça da maioria... e confessemos, ninguém se sente atraído por ela, e vou ousar dizer que chega a ser uma frustação na cabeça de muitos crentes... ninguém confessa, porque tem medo daquilo que ninguém sabe a resposta. Vejo que temos liberdade de questionar, buscar, e creio que Deus quer que sejamos insistentes em buscar entendimento. Pessoalmente falando, acredito que por mais que façamos, nunca chegaremos a total idéia de como será o céu, porque nossa mente não consegue imaginar aquilo que nunca viu. A descrição misteriosa que a bíblia nos traz, parece não caber uma Babel. Que nossa esperança não seja reduzida naquilo que os olhos vê.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom! provocou em mim uma forte reflexão. De acordo com sua pesquisa, creio que já estamos vivendo uma Bebel Eclesiastica.

    ResponderExcluir