quinta-feira

Lc. 01-04: Fé e Razão.


"Para que tenhas plena certeza das verdades em que foste instruídos"


Enquanto os outros evangelhos buscam primariamente relatar os ensinamentos de Jesus com fins doutrinários ou teológicos. Lucas tem por objetivo compilar os atos de Jesus através de uma grande pesquisa para assim ter uma argumentação não só doutrinaria ou teológica, mas também histórica. É como se ele estivesse preocupado com as fontes de pesquisa sabendo que elas podem endossar ainda mais a vida e os ensinamentos de Jesus Cristo.

O destinatário é incerto, podemos interpretá-lo de três maneiras: um trabalhador do governo romano que naquela época recebia o título de Teófilo; um homem com esse nome ou um grupo de pessoas que recebem esse título que quer dizer Amigo de Deus (Téo + Filo).
Lucas é inovador em seu objetivo, e com toda certeza um ótimo argumentador, pois sabe que um fato grandioso como o acontecimento de Jesus não pode ficar apenas em uma esfera lendária sem testemunhas ou registros baseados em pesquisas.

Entendo que, nesse pequeno texto, podemos aprender que historicamente a terra na qual vivemos recebeu um homem chamado Jesus de Nazaré e isso é um fato provado por pessoas às quais testemunharam seu nascimento e vida. Acredito também faz parte da fé à busca pela razão dos fatos, não que a fé deve ser vista em detrimento da razão, mas fé e razão caminham juntas. Existem pontos que podemos alcançar com fé e razão, porém há também verdades que só podem ser compreendidas pela fé.

Lucas demonstra, em sua proposta, a caminhada auxiliadora entre fé e razão. Pela razão, ele nos prova que Jesus de Nazaré esteve entre nós, viveu, andou, comeu, descobriu, assim como pessoas normais. Pela fé, Lucas nos ensina que Jesus de Nazaré é o Cristo Filho de Deus, que morreu, mas ressuscitou e levou consigo nossos pecados e dores. Tudo isso para que tenhamos a oportunidade de receber verdadeiramente o título de Amigos de Deus.


[esta é uma série de estudos de perícopes do livro de Lucas. Acompanhe e comente!]

Um comentário: