terça-feira

Os únicos filhos malditos


O filho, na perspectiva cristã, é um presente de Deus para o casal, é a melhor herança que se pode ganhar. É o selo, o fruto de uma só carne, a expressão do amor do homem e da mulher. Todavia, muitas vezes no afã de querer proteger demais o nome da instituição, as igrejas conseguem tornar maldito tudo o que foi abençoado por Deus, assim ocorreu com o sexo, com a música e com os filhos.

Espantosamente cresce o número de moços e moças que se tornam pais e mães antes de se casarem, e não se assuste, pois isso cresce espantosamente nas nossas igrejas evangélicas. E todos sabem o que acontece a estes. Eles são altamente recriminados pela igreja, pois se existe um pecado imperdoável esse pecado é o sexo. É exatamente isso que acontece com a maioria dos casais de namorados que na sua juventude transam descuidadosamente e depois descobrem que estão à espera de um filho. Eles são disciplinados fortemente pela igreja. O fato se torna vulgar, todos sabem, todos comentam. Eles passam a ser olhados de forma diferente nos cultos. Muitos amigos se afastam e pouco a pouco eles se distanciam da comunidade deixando de congregar com os irmãos.

Na tentativa de jogar a água suja, a igreja joga o bebê junto. Isso ocorre literalmente, pois os filhos desses casais nascem sob uma maldição, nascem com o estigma de um descuido dos pais, nascem como algo que aconteceu e não deveria nunca ter ocorrido. Filhos que recebem, às vezes, o ódio da mãe e do pai por ser a causa da vergonha de uma falha em uma hora errada. Filhos que recebem a rejeição muitas vezes da própria família. Filhos e Filhas que se tornam malditos perante o mundo religioso.

Lembro-me do dia em que minha irmã foi contar para o meu pai que estava grávida. Ela estava morrendo de medo, pois meu pai era líder na igreja e isso soaria muito mal para sua reputação. Meu pai estava fazendo uma vitamina para o café, minha irmã se aproximou e desabafou em meio às lagrimas. Meu pai não respondeu nada, permaneceu em silêncio com a cara fechada. Nesse instante, toda a casa foi tomada por um silêncio, só ouvíamos o suspirar de minha irmã. Após alguns minutos, meu pai se dirigiu a ela com um copo de vitamina dizendo: Toma isto, pois irá fazer bem para o meu neto. Imediatamente, lembrei-me das palavras de Jesus: “Se vós que sois mal sabem dar bons presentes aos seus filhos imagine Deus que é Bom...” (Mt 7.11).

Não quero defender a idéia de que ser pai antes de casar é correto, mas estou cansado de ver adolescentes e jovens morrendo espiritualmente por causa da intolerância religiosa que valoriza a moralidade em detrimento da misericórdia.
Reafirmo a benção que é ter filhos e filhas no momento oportuno dado por Deus que é o casamento. E que em Deus somos abraçados pelo arrependimento e restaurados pela graça, e Nele nós e nossos filhos nos tornamos Bem-Aventurados!

4 comentários:

  1. ... Sabe não defendendo o sexo antes do casamento não é isso, mas temos sim q ter discernimento, nas nossas ações do cotidiano. Estamos vivendo em uma época muito transparente e todos os têm acesso a tudo, e muitos pastores, lideres emembros não deixam seus filhos s envolver com pessoas q tem problemas como esse descriminando. Uma atitude muito abençoada d seu pai em relação a sua irmã. Afinal Deus nos ama apesar do nosso infinito pecado quem nos somos para desprezar o próximo q principalmente nessas horas necessita d um apoio moral d oração d companheirismo e incentivos para começar essa nova caminhada...
    Graças a Deus por estar levantando pessoas assim como vcs q divulgam seus pensamentos e nos faz lembrar das pessoas q estão ao nosso redor. Nos faz retornar e pensar mais no próximo e cumprir o q Deus fala Amar o próximo assim com eu vos amei....
    q Deus continue abençoando grandemente e todo q fazem parte desse ministério...

    Agradeço a Deus pela vida d vcs... :b

    ResponderExcluir
  2. Puxa...é realmente de se parar e pensar em tudo o que esta acontecendo...estão colocando a justiça em primeiro lugar do que o amor! Esquecendo assim que o amor pode transfomar vidas...afinal é assim que fomos transformados, num ato de amor!
    Conheci vcs nesse acampamento do MTP...muito bom os seus textos!!! Q Deus continue a te abençoar e te usar!
    Abs
    Pamela Moura

    ResponderExcluir
  3. É bom saber de a Graça de Deus excede inclusive a nossa ignorância. Toda manifestação do Seu amor é supreendente, o que deveria nos levar a um ato intenso de devoção à Deus de amor uns pelos outros. Mas isso não acontece. Nunca aconteceu.... e vai continuar não acontecendo. Acredito nós fazemos diferença no nosso meio por atitudes. As palavras devem ser minimas. Se todos tivessem a sua consciência, a igreja seria sim um lugar melhor. ou não... nunca vamos saber.... que tomemos nossa posição, independente das atitudes ao redor.
    Suas idéias são muito boas.. não é a toa que Pedro fala muito bem de você.
    []´s

    ResponderExcluir
  4. Mano, gostei muito desse texto!
    Tenho medo da instituição "Igreja" muitos são os motivos e um deles é esse, pois como vc disse: "a intolerância religiosa que valoriza a moralidade em detrimento da misericordia tem matado muitos adolescentes e jovens espiritualmente".

    Que a graça de DEUS Nos guarde!

    ResponderExcluir