terça-feira

Confunda

Uma das diferenças, e grande diferença essa, entre as crianças e os adultos é que as crianças invariavelmente confundem realidade com fantasia, já os adultos confundem realidade com realidade, ou seja, poucos têm um pé na realidade e um pé na fantasia.

Quando se cresce, outras características são cobradas, começamos a perceber que as coisas não são realmente da maneira que nossos pais contavam. Descobrimos que o boi da cara preta não é tão medonho assim, que no escuro não existe nenhum monstro e os filhos e filhas não são trazidos pela cegonha e sim por um complexo processo biológico. Todos esses fatores e outros do dia-a-dia corroboram para que nosso mundo fique cada vez mais real e menos fantasioso, mais lógico e menos místico, mais racional e menos sobrenatural.

Quando somos crianças, o natal é vivido com intensa emoção, paixão e alegria. As deliciosas comidas parecem divinos manjares que derretem ao entrar em nossas bocas e que embelezam os olhos quando estão postos à mesa. A viagem tradicional para a casa do vovô e da vovó é aguardada com imensa expectativa e ansiedade. Cada enfeite posto na árvore é feito com muito carinho e fantasia. Cada pedido de presente ao papai e mamãe é um puro desejo do coração, E os dez segundos que antecedem o natal são mais emocionantes que uma cobrança de pênalti na final da copa do mundo.

Quando nos tornamos adultos, o natal passa a ser um feriado merecido ou um encontro familiar, mas sem muita profundidade, onde apenas é reunida a família e as comidas se tornam diferentes. Quando somos adultos, natal é sinônimo de gasto, presente sinônimo de despesa, viagem com as crianças sinônimo de rombo no orçamento. Tiramos o natal do mundo fantasioso e o importamos para a realidade, ele não suporta tal ambiente e morre perdendo o seu sentido.

Por essa razão, nós adultos devemos recuperar a outra metade da nossa alma. Devemos sim confundir o Papai do Céu com o Papai Noel, a manjedoura com o trenó o capim com os ramos da árvore de natal. Afinal de contas, o nascimento do mestre é um ensino de simplicidade e humildade, no entanto é o momento onde somos presenteados de maneira surreal em uma noite mágica, encantada e alegre, com a maior dádiva que poderíamos receber: Jesus, o Deus que se fez carne.

5 comentários:

  1. voce confunde cara, sempre confunde minhas cuecas com as suas! hahaha

    zuera! tem que fantasiar né cara.
    abraço pretinho

    ResponderExcluir
  2. Parábéns irmão, realmente devemos reflexionar a respeito dessa confusão, estamos confundindo nacimento do Salvador com mundanismo.

    ResponderExcluir
  3. Queridããão
    :D

    que saudade de vc!
    neem sei se vc vai lembrar de mim..
    mas eu sou de americana... estava no mtp!

    adoorei seu post!
    suuuuuper benção como sempre!
    ...
    que nós possamos ser uma pouco mais inocentes como crianças.. com ''um pé na fantasia''

    beeijo
    Aimee

    ResponderExcluir
  4. Nossa... gostei muito dos textos, é ótimo para refletirmos sobre como temos vivido e o que temos feito tanto para nós p/ Deus e p/ o próximo... li muitos deles e vou continuar lendo... estou linkando seu site no meu blog...(tenha liberdade se quiser fazer o mesmo)

    Fique na Paz...
    Abç...

    http://cavernadezion.wordpress.com

    ResponderExcluir