segunda-feira

Lucas 3.1-14: "Arrependei-vos, pois o reino de Deus está próximo do reino dos homens."

Lucas volta a atenção para João Batista e seu ministério. Ele realça essa postura profética de João diante do povo, suas palavras são fortes, duras e de juízo, todavia João Batista também apresenta a misericórdia que mais tarde será vista no Messias.
João é um sacerdote de Deus, todavia não está no templo. Ele reproduz seu ministério no deserto, longe do templo. Ele se tornou a voz daquele que clama do deserto, cumprindo a promessa de Isaías sobre o servo que prepararia o caminho para aquele que iria trazer redenção a Israel. É interessante notar que a voz é a voz de João, mas não é ele quem está clamando, ele está reproduzindo o clamor de alguém que esta no deserto. Lucas é claro em mostrar que ele é a Voz do que clama no deserto. Quem clama é Deus, e Ele clama por preparação do caminho para a vinda do Salvador.

Ora, Deus não está clamando do templo como os religiosos poderiam imaginar, Ele esta no deserto que é um lugar desabitado, sem vida, sem uso. Entende-se que Deus não está no templo por causa da corrupção dos sacerdotes daquela época. Mesmo que não seja isso, Lucas continua quebrando os paradigmas religiosos daquele povo. Ele nos afirma que Deus não está no Santo Templo, é mostrado para todos que Deus não pode ser preso em um espaço geográfico e é ressaltado o clamor desse Deus por justiça e arrependimento.
Deus usa João para avisar que o reino está próximo, o Senhor esta chegando e Ele quer reinar, mas é necessário preparação, um caminho reto. Essa preparação é o arrependimento, por essa razão João Batista enfatiza ardentemente o arrependimento e o perdão dos pecados. Ele bate de frente com os arrogantes e hipócritas, e direciona para um bom caminho aqueles que buscam a verdade.

Como é possível se arrepender para que a nossa vida esteja prepara para o Senhor?
Essa é a pergunta do povo, e João responde apontando para O cordeiro de Deus que purifica o mundo. Deus clama do deserto anunciando que Ele está prestes a consumar toda a sua obra, todavia Ele, por seu amor, concede a chance de restauração da humanidade. João anuncia o arrependimento e o cordeiro santo que traz o perdão e a justificação perante Deus.
Eis a mensagem da voz do que clama no deserto: "Arrependei-vos, pois o reino de Deus está próximo do reino dos homens".

2 comentários:

  1. Como seria bom se tivéssemos mais "Joãos Batista", como nosso cristianismo seria mais ativo se houvessem mais vozes no deserto, se profetas, no sentido verdadeiro de profeta, se levantassem...

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Cara, o texto é do livro mesmo...é show mesmo! Você acha ele na saraiva mesmo...compra pela internet que chega em 3 dias em casa. Ele fala sobre alguns palhaços e traz um pouco da história também. Não é muito abrangente, mas traz algumas coisas interessantes. Dá para ler em meia hora...

    Valeu pela presença no blog!

    Aquele abraço!

    ResponderExcluir