domingo

LUCAS: 4. 1-13: O novo Libertador

Lucas continua sua investigação a respeito da vida de Cristo e através de relatos históricos ele constrói toda sua obra. Entretanto esse relato que observamos não pode ser comprovado como um relato histórico por duas razões: Não temos testemunhas ao redor do evento da tentação do deserto e não se tem provada a existência do segundo personagem, ou seja, Satanás. Lucas trabalha mais uma vez com uma ferramenta indispensável para a compreensão da história de Jesus que é a Fé, sem ela podemos por um momento conceber o Jesus histórico, mas não compreendemos o Cristo de Deus que trouxe salvação ao mundo.

O evento do deserto ocorre depois que Jesus recebe a confirmação de seu ministério através do batismo. Sua primeira tarefa é provar que sua força e dependência esta somente em Deus, e é por ele, pra ele, e através dele que seu ministério e vida se concretizariam. Quarenta dias é o período do jejum, e ao fim desse período como nos informa o autor, Jesus é tentado por Satanás. Satanás ataca nas três áreas de maior dificuldade para um homem: Poder, Riqueza e Fama. Se Jesus cedesse às tentações, teríamos uma religião dominada pelo poder, obcecada pela riqueza e setenta pela fama fútil.

O fator interessante no texto é que o mestre Jesus se defende usando as escrituras. Jesus responde a Satanás usando alguns versículos do livro de deuteronômio. O livro de deuteronômio é o livro da lei que foi escrito em uma época de transição entre o deserto e a terra prometida. O povo ainda não havia se esquecido do Egito, eles traziam em seus corações o espírito da velha vida, e não era isso que Deus queria deles.

O povo de Israel não foi obediente a lei de Deus e por essa razão toda a geração que saiu do Egito não entrou na terra, a não ser Calebe e Josué que permaneceram firmes. Agora anos depois, Jesus encontra-se no deserto, o mesmo cenário do povo, e ele tem perante si as mesmas tentações, todavia diferentemente do povo ele resiste-as no poder da Lei de Deus. Dessa maneira ele se torna apto para receber a promessa da terra, mas Ele estende essa promessa para um novo povo que através da fé na obra e caráter de Cristo pode agora entrar na terra prometida pelo Senhor Deus.

Graças ao saciamento da justiça de Deus em Jesus temos a oportunidade de caminhar pelo deserto rumo a terra prometida planejada para os fiéis desde a fundação do mundo. Podemos resistir às investidas de Satanás, não pela nossa força, mas pela força de Cristo que já as venceu por nós.
Não precisamos temer o deserto, mesmo que nos deparemos face a face com Satanás, pois Cristo esta presente através do poder da Palavra. Ele é o Ungido de Deus, o Escolhido, o Libertador.

Esse texto faz parte da série de estudos sobre o livro de lucas: Lucas entre a fé e a razão. Estude junto comigo e deixe seu comentário

Um comentário:

  1. I’ve been reading info on your site for quite some time now

    ResponderExcluir