sexta-feira

Gênesis

Gn 1- A criação é um ato da trindade. O Espírito envolve a criação de Deus executada pela Palavra divina.
Gn 2- A criação sem a humanidade é vazia assim como a humanidade sem o sopro divino é efêmera. O sopro traz vida, quem vive partilha o sopro
Gn 3- A queda é precedida pelo desejo de querer ser como Deus. A salvação vem pelo filho encarnado que nos convida a ser homem como Ele é.
Gn 4- O primeiro culto humano pós queda é marcado por um assassinato. A primeira oferta a ser aceita ou não é a vida.
Gn 5- É possível filhos justos mesmo com pais assassinos. Enoque e Noé tornam-se provas vivas desse milagre divino.
Gn 6- Antes de ser Juiz, Deus se mostra com o coração cortado pela rebeldia humana. Lógo o amor pela sua criação precede o juízo.
Gn 7- Pela corrupção humana a criação é destruída. Pela retidão de um homem inicia-se uma nova criação
Gn 8- O sacrifício precede a aliança
Gn 9- A ordem de cuidar da criação sobrevive ao dilúvio. A relação do homem com a criação é reflexo do relacionamento humano com Deus.
Gn 10- A missão de Noé termina com o repovoamento da espécie. É o final da sua caminhada e o recomeço da caminhada humana.
Gn 11- O Senhor desce a terra a semelhança da viração do dia no jardim. Mesmo após o dilúvio o coração do homem permanece perverso.
Gn 12- Após o fracasso de babel, Deus reconstrói sua aliança mais uma vez com o homem através de Abrão. Deus não desiste  da sua criação.
Gn 13- Perdido, Abrão volta ao início, o primeiro local onde ele viu a Deus e é ali que Deus se manifesta novamente a ele.
Gn 14 - Mesmo sendo o escolhido, Abrão permanece leal e submisso. Leal a Ló que o rejeitara e submisso a autoridade de Melquisedeque servo de Deus.
Gn 15 - Abrão crê e isso basta. Fé é o elemento essencial da caminhada com Deus.
Gn 16 - Ao antecipar o tempo, Abrão maculou a promessa do Senhor. Quando nós movimentamos a partir do medo, silênciamos a fé.
Gn 17 - Deus faz um pacto com Sara, dela virá o primogênito da nação de Israel. Desde de Eva, Deus resgata a importância da mulher.
Gn 18 - Por causa do justo muita maldade pode ser evitada, por essa razão que Abraão é chamado para ensinar obediência aos seus filhos.
Gn 19 - A intercessão do justo pode salvar a vida das pessoas a sua volta. Ló é salvo, pois Deus se lembra do seu servo Abraão.
Gn 20 - A caminhada de Abraão representa o embate entre a Fé e o Medo. Por medo ele se torna errante, por fé daria o seu próprio filho.
Gn 21- A promessa cumpre-se na casa do Patriarca. Sara, tem sua promessa cumprida. O menino que nasce suscita o riso nos lábios.
Gn 22 - Fé é obedecer a Deus de forma profunda. A fé de Abraão toma existência através da obediência a ordem de Deus.
Gn 23 - Sara, a segunda mulher com quem Deus faz um pacto na história, enfim descansa, aguarda agora, o dia da ressureição da "grande nação".

[A proposta do 140D é dar breves comentários dos textos bíblicos em 140 dígitos]

Um comentário: