segunda-feira

Ore, mas lembre-se de mover os pés!


Na primeira semana de aula da faculdade, tivemos um módulo sobre meio-ambiente. Eu já tinha ouvida falar bastante sobre o assunto, por causa do envolvimento com a Missão Integral, mas durante essa semana, parece que os meus olhos se abriram verdadeiramente para a gravidade da situação que estamos vivendo.

Graças a Deus, de todos os grandes países, o Brasil, possui uma relação não muito conflituosa com o seu ecossistema. Somos um dos poucos países em que 80% da energia elétrica provém de fontes renováveis. Nosso consumo per capita de energia não renovável é de aproximadamente 0,8 tep (toneladas equivalentes de petróleo) ao ano, se compararmos a países como Estados Unidos 8,6 tep; Alemanha 4,3 tep; Rússia 5,1 tep, veremos que nossa matriz energética pode ser considerada limpa.

Entretanto, temos pontos que podem ser melhorados em nossa nação, como é o caso do desmatamento irregular na floresta amazônica e as conseqüentes queimadas, ambos colocam em risco a biodiversidade desse ecossistema importantíssimo para o mundo. Sem falar nos apenas 7,3% de Mata Atlântica que resta em nosso pais, pois a exploração histórica do Pau-Brasil e o aumento populacional corroboraram para o desmatamento desse ecossistema, juntamente com sua fauna e flora.

Fatos corriqueiros, podem também prejudicar o nosso futuro. Em média, são produzidos 51.000.000 de carros mundialmente. Só nas ruas de São Paulo são colocados 600.000 carros por ano. Imaginem o tanto de poluentes que esse montante de veículos produzem, ou podem produzir em uma só região.

Minha tentativa em ser um pouco técnico em um primeiro momento, é para mostrar, ou tentar mostrar uma pequena superfície da realidade, e bem pequena, pois nem cito o derretimento de grandes calotas polares tanto no hemisfério sul como no norte, nem o aumento do nível de muitos rios, nem a seca de grandes lagos e nem mesmo falo das grandes tragédias naturais que ocorreram nas últimas décadas matando milhões de pessoas, deixando milhares de pessoas desalojadas e mudando a estrutura geográfica de vários países.

Diante desses fatos, nossa teologia tímida e controversa, nos manda orar, pedir pra Deus derramar sua misericórdia sobre a nossa humanidade. Nossos pregadores dizem pra permanecermos firmes, pois são sinais dos últimos dias, e esses eventos precedem à volta de nosso Senhor. Acredito que quando agimos assim, estamos falando pra Deus: “Senhor, eu destruí o mundo com minhas ambições e cobiças, mas eu sei que o Senhor vai dar um jeitinho né?”.

Confesso, que durante as aulas, recebendo esse bombardeio de notícias negativas, tive medo, senti-me mal, por ser um colaborador disso tudo. Por um instante fechei meus olhos e decidi orar. Antes de desabafar com Deus, lembrei de uma velha frase que diz: “Ore como se tudo dependesse de Deus e trabalhe como se tudo dependesse de você!”

E essa foi a minha oração!

9 comentários:

  1. Excelente texto pretoo!!

    Nos acabamos c/ o planeta e agora ele esta reagindo e nos deixando assustado. Lamentavel os argumentos de alguns por aii.. "Vamos acabar c/ td pra Jesus voltar logo...:

    A partir do momento que fomos restaurados pela graça e amor de Deus, o nosso contexto tb precisa mudar... pequenas atitudes e habitos tem grande poder de impacto.

    Parabens mais uma vez, Pai...

    Te amo veei!

    ResponderExcluir
  2. Ah muleke...sempre com palavras sábias. Entendo que o que podemos fazer como líderes, primeiramente é: -Cuidar do meio ambiente.
    -Pregar para que os crentes cuidem.
    Valew pela palavra!

    ResponderExcluir
  3. Muito boa a refexão. Parabéns Tatebe! E vamos orar... e agir!

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Uaaau, além de escrever bem e ser poeta, o Calebe é culto! haha
    Brincadeira!
    Mas falando sério agora, ótima reflexão!!
    Precisamos fazer nossa parte!

    ResponderExcluir
  5. É, eis uma questão que está sempre aí mas que quase ninguém se lembra. Estou com um projeto engatilhado nesse sentido, acho que é muito importante discutirmos isso, sempre.

    Abraço
    Fica com Deus!

    ResponderExcluir
  6. Olá! Somos do Lion of Zion e gostaríamos de fazer troca de Banner com você. Se te interessar acesse nosso blog e entre em contato conosco através dos comentários.
    Se gostar e quiser nos siga também.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Texto bom demaaais Calebe! Sabe como gosto do que você escreve né?

    Concordo com você. Quando nos damos conta da situação do planeta, e que ele está assim por conta de nossos luxos, acabamos nos assustando. E o pior é que é bem difícil mudar.. Não é fácil se abdicar do ar condicionado, do conforto de andar de carro, etc..
    Não é fácil, mas é necessário, né?

    Beijão!

    http://www.oquevocequerserquandocrescer.blogspot.com/
    =)

    ResponderExcluir
  8. Chatebe, amei o texto, primeiro por que Ambiental é a minha área e segundo por que tem tudo a ver com Cristianismo. Se como "novas criaturas" temos o dever de cuidar do próximo e torná-lo conhecedor de Cristo, por que não o levamos a conhecê-lo a partir da Criação? Não há prova maior da Soberania e Graça de Deus do que a de que Ele pensou em cada detalhe desse mundão aí pensando em nos amar.
    Fora a nossa comodidade de orar ao "Deus Todo Poderoso" e nos esquecer de que Ele requer de nós o uso do nosso livre arbítrio e que ousemos dando um passo à frente, pelo menos como tentativa.
    Você disse tudo, cara.
    AMEI

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  9. Paz, Calebe.

    Parabéns, pelo seu trabalho neste blog. Que Deus em Cristo Jesus continue lhe abençoando poderosamente.

    Estou seguindo o vosso blog.

    Aproveito pra lhe convidar a visitar meu blog também. Avivamento pela Palavra é um blog voltado aos amantes da Bíblia sagrada como Verdade Absoluta e que só através Dela seremos mais crentes e mais cheios do Espirito Santo. Comente, pois seus comentários são muito importante para mim poder estar sempre em melhorias no meu blog.

    http://www.alexandrepitante.blogspot.com/

    Siga-nos também.

    Fica com Deus.
    Um abraço, Alexandre Pitante.

    ResponderExcluir