terça-feira

LUCAS 5.27-39: SEM MÁSCARAS

Jesus traz nesses acontecimentos narrados por Lucas uma nova proposta de ministério, essa proposta permeará todo o ministério e ensinamento do Mestre e irá totalmente de encontro ao ensino dos fariseus, fato este que os deixavam cada vez mais irritados com as palavras e ações de Jesus.

A proposta de um novo ministério dada por Jesus se faz a partir de sua escolha pelos desprezados, humilhados, desamparados pelos religiosos que intitulavam esse grupo de pessoas como pecadoras. E interessante que eles realmente recebiam esse titulo merecidamente, pois nem Jesus desbanca esse rótulo, muito pelo contrário, Ele mesmo afirma que veio para salvar essas pessoas e não os justos. Existe aí um contraste entre justo e injusto, ou justo e pecador, Jesus não exclue essa verdade, mas dá um novo sentido a ela, e esse sentido está expresso em seu amor, não pela condição de injustiça ou pecado, mas sim pelo pecador que está preso a esta condição. Ora, Jesus se dizia mestre, filho de Deus, santo, sem pecado, todavia Ele não tinha atos externos que mostravam isso.

Quero explicar melhor essa frase. Os fariseus externavam sua santidade e pureza através de roupas diferentes, através de um falar diferente e através de sua convivência, pois eles não se misturavam com os pecadores. Jesus tomava para si todos os títulos dado aos fariseus e ainda mais se apresentou como o Filho de Deus, mas ele não se preocupou com as máscaras impostas pelos religiosos. Pelo contrário, ele fez de seu ministério um ato externo de sua santidade mesmo em meio a pecadores, pois ele sabia que o que contaminava não era o que entrava e sim o que saía. Se o coração é santificado totalmente a Deus a corrupção externa não o corrompe.

O ministério efetuado por Cristo rompia as barreiras preconceituosas dos religiosos e era altamente eficaz para realizar o seu propósito. Era um ministério que por ser santo santificava o meio em que estava e não se deixava ser corrompido.

Esse é o ministério efetuado por Jesus, o Cristo, esse é o ministério deixado para nós cristãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário