quarta-feira

LUCAS 6.1-11: ELE ESTAVA CERTO...

Partindo do final do capítulo cinco, Jesus começa a debater com os fariseus algumas questões acerca da Lei. O fundamento principal do judaísmo era a lei dada por Deus e mais outras centenas dadas pelos mestres da lei, e é nesse pilar que Jesus começa a mexer mostrando aos Judeus, e principalmente aos Fariseus que durante todo esse tempo eles estavam interpretando a lei de maneira equivocada.

Nessas duas perícopes do capítulo seis esta em evidencia a questão do sábado, o descanso sagrado dos Judeus dado por Deus, portanto uma ordem divina a ser obedecida. A regra era tão rígida que existia centenas de recomendações sobre a quantos passos se podia dar no sábado ou ate mesmo sobre quantas sacolas podiam ser carregadas. Tudo isso demonstrava o zelo que eles tinham sobre a lei.

Jesus é acusado de não obedecer essa lei, pois os seus próprios discípulos se alimentavam, ou melhor, colhiam alimentos nesse dia de total descanso, e em outro cenário Jesus cura um homem com problemas nas mãos. Ora, se Jesus era da parte de Deus como ele poderia ser tão desrespeitoso com uma ordem divina?

Na verdade, Jesus sabia o real sentido dessa ordenança divina e ele sabia que o bem a vida nunca poderia estar abaixo da obediência cega da Lei. No segundo texto, fica muito claro isso, pois Jesus indaga aos mestres da Lei: É certo fazer o bem ou não? Com toda certeza eles sabiam que a resposta era sim, o bem deve ser feito independente do dia ou do momento.

Era essa questão que Jesus queria tratar no seu povo, por muito tempo eles estavam usando a lei para manipular e coagir as pessoas, principalmente os menos favorecidos. E por causa disso eles caíram em um legalismo falso e vazio, achando que por causa da obediência cega da lei eles alcançariam o favor de Deus.

Mas esse número excessivo de lei não era suficiente para produzir o bem para o próximo, e por isso não estava sendo exata no seu objetivo, pois toda a lei repousa no amor e o fruto do amor não é nem de perto o legalismo e sim a bondade para com o próximo.

Por isso os fariseus ficaram aborrecidos com Jesus, por que eles sabiam que Jesus estava certo e que somente o messias poderia fazer os sinais que ele fazia. Os fariseus decidiram matar Jesus, pois sabiam que o que Jesus falava e fazia era verdadeiro. E nessa situação era muito mais fácil cometer um homicídio do que admitir perante a multidão que Ele estava certo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário