terça-feira


“Judas, escravo de Jesus Cristo e irmão de Tiago, aos chamados, amados em Deus Pai e guardados em Jesus Cristo, a misericórdia, a paz e o amor vos sejam multiplicados.” Jd. 1-2

A saudação de Judas, além de descrever-se a si mesmo, descreve também a comunidade dos santos, descreve o que somos e do que devemos nos encher. Sua lógica parte de tríades, e por todo o seu livro, essa ferramenta será usada repetidas vezes e nesses primeiros versos já observamos as seguintes tríades: chamados, amados e guardados, assim como, misericórdia, paz e amor.

Existe um progresso na primeira tríade que de pronto salta aos olhos. A comunidade dos santos é composta por aqueles que foram chamados pelo próprio Deus para tornar-se seu povo e seus filhos. Aqueles que são chamados, ou seja, a comunidade dos santos, também são amados, em Judas, o amor está precedido pelo chamado, são amados aqueles que são chamados para esse amor, quem está em Deus desfruta do seu amor. Os que desfrutam desse amor, gozam de segurança, pois estão guardados em Cristo, o que o texto sugere é uma garantia diante das incertezas da vida, Cristo nos guarda, e dentro do contexto do livro que denúncia as falsas doutrinas, essa afirmação traz para a comunidade a certeza de um porto seguro, aqueles que estão guardados em Cristo, permanecem firmes diante dos falsos ensinamentos.

Assim como a comunidade é um espaço daqueles que foram chamados, são amados e serão sempre guardados em Cristo. Judas também ora para que ela seja transbordada pela misericórdia, paz e amor. Ora, quase que um complemento da afirmação anterior, pois os chamados o são pela misericórdia, os amados gozam de paz e os guardados são guardados no amor do Pai pelo sacrifício do Filho.

Judas em sua saudação mostra como a igreja é e do que ela deve se encher. Por essa razão diante dos falsos ensinamentos e daqueles que querem por a prova a nossa fé, a saudação do servo de Cristo nos encoraja a reconhecer nossa posição e nossa forma de viver.

Somos a comunidade de Jesus, aqueles que foram chamados por Deus.
Somos a comunidade de Jesus, aqueles que desfrutam do pleno amor do Pai.
Somos a comunidade de Jesus, aqueles que descansam na certeza de que somos guardados por Cristo.

Por essa razão, na comunidade de Jesus a misericórdia deve sempre ser multiplicada, a paz deve ser sempre reinante e o amor sempre dominante.

Igreja é o espaço dos que foram chamados para o ministério da misericórdia, amados para o exercício da paz e guardados para a prática do amor.

Em Cristo, aquele que chama, que ama e que guarda.

[Texto da série de devocionais sobre o livro de Judas]

Nenhum comentário:

Postar um comentário