segunda-feira

Quebrando o Ciclo do Mal


Gênesis 3:6
Tomou- lhe do fruto e comeu e deu também ao marido, e ele comeu.

Jó 2:3
Perguntou o SENHOR a Satanás:Observaste o meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desvia do mal. Ele conserva a sua integridade, embora me incitasses contra ele, para o consumir sem causa.

Mateus 4:10
Então, Jesus lhe ordenou:Retira-te, Satanás.

Os três textos tem algo em comum, que é o fato do mal bater a porta para que o homem lhe ceda espaço para que ele exista e se prolifere. Em Gênesis, foi dado ao homem a responsabilidade de decretar o destino do mal. Se o homem dissesse não a tentação de Satanás, ele seria extinto da história, pois não encontraria espaço entre os homens para subsistir. Todavia o homem abriu uma porta para o mal e esse adentrou encontrando um espaço para se multiplicar e aumentar seu tempo de existência.

Em Jó, o cenário é parecido, pois a questão em jogo era se o homem seria capaz de resistir ao mal e quebrar o seu ciclo mesmo diante das maiores adversidades. Jó é levado ao pior cenário, conduzido ao extremo dos seus limites, todavia, permanece íntegro perante Deus e não abre espaço para o mal, ele é como uma parede acústica, onde o som bate e não se propaga. O mal havia encontrado um homem que não fazia-o ser propagado.

Todavia, sabemos que Jó não era perfeito, apesar de permanecer fiel perante Deus, ele apontava para alguém que iria sofrer ainda muito mais, e sofreria injustamente pelos outros, pois Jó também sofreu injustamente, mas por si. Cristo sofre injustamente pelos outros e é para esse personagem que Jó aponta.

Jesus Cristo tem por missão salvar a humanidade do mal e pelo mal Ele é tentando constantemente, todavia o mal não encontra nEle espaço algum, pois a sua vida é toda cheia de Deus, sendo assim não há espaço para o mal, não há ausência de luz, por isso não há trevas. Cristo faz o que Adão deveria ter feito e não fez e aprofunda o que Jó mostrou ser possível fazer. Ele quebra o ciclo do mal, Ele diz para o mal: "daqui você não passa, seus dias estão contados, pois você encontrou alguém que é pleno de Deus."

  Cristo não apenas quebrou o ciclo do mal, como também mostrou o caminho para se quebrar o ciclo do mal e o caminho é ser pleno de Deus. Além de mostrar o caminho Ele nos colocou no caminho e nos deixou seu Espírito, que nos garante a possibilidade de permanecer nEle e ter forças para vencer o mal.

Toda vez que praticamos uma ação em direção ao bem, não fazemos apenas uma boa ação, mas algo bem mais profundo, nós quebramos o ciclo do mal e diminuímos o seu espaço. Toda vez que diminuímos o seu espaço, mostramos que estamos nos enchendo de Deus, quanto menos mal residindo em nós, mas plenos de Deus nos tornamos.

Esse é o chamado do cristão, somos chamados para quebrar o ciclo do mal e toda vez que fazemos isso dizemos ao mal que ele encontrou alguém pleno de Deus e em nós não há espaço para ele se proliferar. Sendo assim, cada dia mais o mal vai perdendo espaço até deixar de existir. Assim quebramos o ciclo do mal e assim o mal vai perdendo espaço em nós e no mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário