quinta-feira

Fé Cristã


Fé Cristã é a centralidade de Cristo como Caminho e Verdade, não apenas como um dos, mas como o Único Caminho e a Única Verdade. Aí reside à diferença entre a Fé Cristã e outras construções religiosas, ela não é um dos caminhos, ela é o Único Caminho. Não há outro meio para se achegar a Deus a não ser pelo Cristo.

A Fé Cristã não se institucionaliza, não vira um ismo ou uma logia, mesmo que a instituição se valha dela, ela não se pode estruturar e se encaixotar, pois a sua força vem do Cristo que morreu e ressuscitou, ou seja, ela é Viva, uma Fé dinâmica, uma verdade atuante e um caminho de salvação. E por ser uma fé viva só pode ser vivida e é na vida que torna-se real, saindo da abstração e encarnando na realidade humana, gerando salvação e transformação.

O cristão é o discípulo do Cristo, acima de qualquer outro líder, ele segue o exemplo do mestre, ouve seus ensinamentos e medita nas suas palavras e na revelação dada pelo Pai. Participar dessa fé é experimentar o milagre de morrer para o velho homem e viver uma nova vida a vida doada pelo Pai, através do Cristo e mantida pelo Espírito Santo.

Essa vida desenvolve-se na comunidade dos fiéis, local onde há partilha da mesma fé e há uma relação de cuidado e crescimento mútuo, uma dimensão de corpo, um milagre da multiplicação de ser um, mesmo sendo muitos. Essa comunidade reflete a Cristo e o tem por cabeça desse corpo, é Ele quem dá a direção e o sentido para essa comunidade chamada de igreja, igreja não no sentido institucional como conhecemos hoje, mas muito mais profunda, Igreja de Cristo, cujos membros são todos que partilham da Fé Cristã.

A comunidade dos fiéis está na história e no mundo, mas não são guiados pelo espírito desse mundo, são guiados pelo Espírito de Deus. A igreja de Cristo transforma o ambiente em que vive e é a extensão do poder da ressurreição, manifestação do amor do Pai para o mundo e para aqueles que ainda estão perdidos.

A igreja age no mundo por meio da missão e a missão é a preocupação com o resgate do homem por inteiro. Não apenas sua alma, mas a transformação do ser por completo, trazendo a vida abundante e a dignidade de ser humano como Cristo foi. A missão é envolta pelo evangelho e o evangelho é o Deus em missão, só agimos de tal maneira, pois Ele assim agiu primeiro. O primeiro a fazer missão é Deus e o próprio 
Deus nos convoca para tal obra.

Enfim, a Fé Cristã é seguir o Cristo tornando-se seu discípulo, participando da comunidade de Jesus, guiado pelo Espírito de Deus e compromissado com a transformação do planeta e do ser humano por completo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário