terça-feira


“Amados, quando empregava toda a diligência em escrever-vos acerca da nossa comum salvação, foi que me senti obrigado a corresponder-me convosco, exortando-vos a batalhardes, diligentemente, pela fé que uma vez por todas foi entregue aos santos.” Jd. 3

Judas não queria escrever essa carta com esse conteúdo, seu objetivo era escrever sobre outro assunto, todavia, como um pastor atento ao seu rebanho e percebendo o perigo iminente, ele arregaça as mangas e põe-se a exortar e encorajar a igreja que lhe foi confiada por Deus.

Os pastores são assim, por vezes fazem o que não gostam para preservar a igreja do Senhor. Ser pastor, ou líder, é colocar-se a disposição integral da comunidade dos santos, é colocar-se a disposição do Senhor e submeter seus prazeres, gostos e desejos, ao dever de pastorear o rebanho do Senhor.

Ser pastor é estar alerta em todo tempo, farejando qualquer perigo e pronto para encorajar a comunidade de Jesus a lutar pela fé que receberam. Fé que é muito mais que confiança, mas uma fé como um corpo de doutrinas no qual se pauta toda a vida. Ser pastor é relembrar-se a si mesmo e aos fiéis, os ensinamentos de 
Cristo e dos apóstolos. É combater a heresia e o falso ensinamento, com amor e ousadia, com verdade e zelo.

Judas é um bom pastor, pois faz o que é necessário à comunidade mesmo sendo o que não estava em seus planos, pois o seu plano primário é cuidar da igreja de Jesus. Isso é o que um pastor deve fazer, cuidar da igreja do Senhor, zelar por ela e vigiar como uma sentinela. Enquanto todos dormem o pastor está vigiando, orando e cuidando da comunidade de Jesus.

O pastor é aquele que chama o povo a lutar pela fé que lhes foi entregue, lembrando a todos sobre o que foi ensinado. Sendo assim o pastor é aquele que faz com que a igreja olhe para trás e busque direcionamento para seguir adiante. Essa luta se dá em meio à agonia, pois é um andar contra o fluxo, é o custo do discipulado de Cristo, é permanecer inabalável diante dos ventos da dúvida e da descrença.

Santos são aqueles que receberam, cuidam e vivem a palavra de Deus, dada pelos profetas, por Cristo e pelos apóstolos. O que passa disso é maldição, é palavra de homem é ensinamento de falso profeta, os quais já foram anunciados desde tempos antigos e que desde sempre buscam infiltrar-se na comunidade de Jesus para semear discórdia e incredulidade. Todavia, o pastor é aquele que se põe como escudo e referencial para a comunidade, alertando e encorajando a todos a permanecerem na fé.

Ser pastor da comunidade de Jesus é submeter-se a vontade de Deus.
Submeter-se a vontade de Deus é abrir mão de suas próprias vontades por algo maior.
Abrir mão da própria vontade é ter em nós o mesmo Espírito que houve em Cristo.
Ter o mesmo Espírito que houve em Cristo é tomar parte da encarnação.
Tomar parte da encarnação é estar disposto a ir para a cruz e ir para a cruz é submeter-se a vontade do Pai.

[Este texto faz parte da série de estudos sobre o livro de Judas]

Nenhum comentário:

Postar um comentário