terça-feira

Para ser médico no Brasil é preciso ter vocação missionária

O país está pegando fogo com a chegada dos novos médicos para o Brasil. A princípio, a iniciativa surge com o objetivo de atender locais onde há falta de médicos e tentar diminuir o caos do sistema de saúde nacional.

Faltam médicos no Brasil? Nossas faculdades estão dando conta de formar médicos para suprir nossa própria demanda de saúde? Está sobrando verba para contratarmos médicos do exterior?

Sim; sim e não. Respectivamente!

Teoricamente não, mas na prática sim. Faltam médicos no interior do sertão brasileiro, onde as cidades possuem nomes desconhecidos. Faltam médicos nos bairros carentes das grandes capitais, onde postos de saúde fecham as portas por falta de funcionário. Faltam médicos nas cidades longínquas onde crianças morrem de diarreia e doenças das quais já possuímos a cura.

Sim, no Brasil existem muitos médicos, segundo a Organização Mundial de Saúde aconselha-se ter 1 médico para cada mil habitantes, no Brasil temos 1 médico para aproximadamente 500 habitantes. Nossas escolas de medicina, formam anualmente cerca de 13 a 16 mil alunos de medicina. Então, precisa-se perceber que a questão não é falta de médicos no Brasil, mas pode-se dizer que um dos fatores é uma má distribuição.

Não, não está sobrando verba para o governo, todavia, muita grana será gasta com esse projeto. Estima-se que o programa irá disponibilizar uma bolsa de R$ 10 mil por médico, fora outros gastos com cursos, hospedagens, alimentação, etc...

Então por qual razão não remediar a falta de médicos com os próprios médicos que temos no Brasil?

Porque para ser médico no Brasil é preciso ter “chamado missionário”, tem que encarar como uma “vocação”. Digo isto, pois o curso de medicina é um curso caro, infelizmente não é qualquer pessoa que consegue se formar em medicina. Algumas razões: 1) As universidades pagas são muito caras; 2) as públicas são muito concorridas; 3) é preciso fazer um bom cursinho; 4) o material didático e instrumental também são caros; 5) o curso é longo no mínimo 6 anos; 6) até o final do curso exige muito estudo e dedicação integral.

Para se fazer medicina no Brasil é necessário ou ser de família com uma boa condição financeira, ou ter um capital cultural elevado, ou se esforçar muito, mas muito mesmo, caso não tenha os dois requisitos acima.

Agora, qual a chance de um estudante que dedicou 7 a 8 anos de sua vida, investiu muita grana em sua formação, graduou-se como doutor abrir mão do conforto e status de um centro urbano para se aventurar no interior do Acre que muitas vezes não possue nem estrutura adequada?

Meu amigo, só com “chamado missionário” e olhe lá.

Um comentário:

  1. Entao...eu me formei em Administracao aos 20 anos...4 anos depois, eu comecei a estudar medicina...Nunca quis estudar medicina, e para te falar a verdade, comecei a me apaixonar, gostar do meu curso no quinto período...Lembro bem que estava numa agonia total quando trabalhava com a Administracao, nao pq nao gostasse - eu amo Administracao- mas pq eu ficava procurando cursos técnicos de alguma coisa na área de saúde para poder investir minhas férias em algum campo de refugiados, cuidando dos feridos...mas num dia de muita agonia diante do Senhor eu acabei conhecendo uma Organizacao de Médicos que há no mundo, nao religiosa (www.msf.org.br) e pensei: é isso! no dia seguinte liguei pra organizacao e perguntei: se eu me formar em outro país (eu estava á 8 anos longe do ensino médio e precisaria de um bom ano de cursinho para lutar por uma das 15 vagas do curso de medicina no meu Estado) posso trabalhar com vocês? Sim! Pronto! No mesmo dia comecei a organizar a papelada..Hoje estudo na terceira melhor faculdade da Venezuela, grátis, onde estudo demais e sempre acho que nao estou estudando o suficiente...cada vez que vou no Brasil alguém fala da prova de revalidacao e isso me intriga: se eu estou estudando numa faculdade que nao está me preparando para resolver uma prova em qualquer lugar do mundo, entao que medicina é essa que estou estudando? Super aprovo a prova, nao apenas para os que estudam fora do Brasil ou para estrangeiros, mas para todos que estao se formando em medicina, bem como a prova da OAB, sabe? De qualquer forma, o estudo da medicina, pelo menos na minha vida, é bem isso, uma vocacao missionária...Vou trancar a faculdade por um ano para ir fazer um treinamento missionário num outro continente, e muitas pessoas perguntam: "vai parar a faculdade?" e eu respondo:"nao estou estudando medicina pra ser médica, mas pra ser missionária..a medicina é só um meio...entao, nao, nao estou deixando a medicina, estou me formando e esse treinamento faz parte disso tbm!"...Outra coisa que sempre acontece quando vou ao Brasil é a maneira como o pessoal faz planos com o salário que eu vou receber quando "voltar"..."Imagina, Administradora, pós graduada e Médica? Você vai ganhar muito dinheiro!"...Daí quando eu explico como vou usar esse suposto super salário o povo se decepciona...Eu só estudo medicina para a ajudar as pessoas, para usar o dinheiro do salário para manter o Abrigo Infantil que está no meu projeto de vida...o carro bacana que quero ter, a casa confortável, as férias legais, isso tudo é consequencia, nao o fim...Seu post me chamou a atencao pelo título...De qualquer forma, faltam pessoas que saibam ser humanas...que vivam sua humanidade de forma divina, nao apenas os que querem ser missionários e usarao suas diversas ocupacoes para o ministério (nao apenas médicos), mas o estudante de medicina comum...falta mesmo o olhar adequado à carreira que se estuda...Deus seja louvado!

    ResponderExcluir