sábado

OS MAGOS E O IMPACTO DA REVELAÇAO GERAL


O nascimento de Jesus revela o desejo de Deus em ser conhecido por todas as nações. Isso fica visível com a presença dos magos, vindos do Oriente, para o encontro do “rei dos judeus”. Essa presença revela que o nascimento do Cristo não foi exclusivo para os judeus, havia ali representantes de outros povos, fruto de um desejo divino de ser conhecido entre as nações.
Mas como os magos chegaram até Cristo¿
O texto de Mateus revela muito mais do que um Deus desejoso de ser conhecido entre os povos. É possível perceber o impacto da revelação geral sobre a vida dos homens e também a ação de Deus no processo de revelação.
Os magos são guiados pela “estrela do rei dos judeus”. Isso por si só já é surpreendente, pois o menino Jesus tinha uma estrela que era só dele. Entre tantas estrelas no cosmos, os magos conseguiram identificar uma estrela única e singular que era a estrela do Rei dos Judeus.
Os magos antigos eram estudiosos dos astros, por essa razão, esses sábios que chegaram ao menino Jesus, fazem referência a uma estrela. Em seus estudos dos astros encontraram uma estrela diferente das outras ou que se movimentava de forma singular, o que lhes chamou a atenção.
Mas como eles associaram essa estrela ao rei dos Judeus¿
Os magos vindos do Oriente (antiga região babilônica e persa) provavelmente realizaram uma busca em seus escritos e registros, para descobrir alguma referencia a essa estrela, porém, não encontraram entre os escritos de seus profetas e sábios. Todavia, aquela era uma região onde os judeus haviam passado na época do exílio e lá ficaram por décadas, assimilando a cultura babilônica, mas também deixando a cultura judaica (basta ver a influência de Daniel e o culto ao “Deus de Daniel”, imposto por Nabucodonosor).
É possível que esses magos tivessem algum contato com os profetas e os textos dos hebreus e lá puderam encontrar a profecia de Nm 24.17: “Uma estrela procederá de Jacó. Esta profecia foi dada por Balaão, que era um adivinho babilônico e falava a respeito do rei levantado para Israel. Os magos caminham seguindo a estrela, porém, eles estavam cônscios do destino final que era o encontro com “o rei dos judeus’’. Logo, eles possuíam uma informação a respeito do significado da estrela que apareceu no horizonte e foi revelada a eles.
Esse movimento todo revela a fantástica e surpreendente ação de Deus na história em se revelar ao povos e preservar o seu testemunho entre as nações. A visita dos magos ao nascimento do Cristo revela um Deus que de forma maestral conduz a história e dirige os astros, objetivando a sua revelação entre os homens.
 Todavia, o conhecimento revelado aos magos não era completo, pois estes não sabiam o local exato do nascimento do menino e também não haviam discernido quem era o menino nascido. É interessante observar que eles chegam em Jerusalém perguntando sobre “onde estava o recém-nascido rei dos judeus”, são os judeus que informam aos magos do Oriente o local do nascimento e também que esse rei era o “Cristo, aquele que apascentaria Israel”. 
Os magos detinham uma revelação que os conduziram até uma parte do trajeto e com uma perspectiva de quem era esse menino. Porém, quando entram em contato com os judeus, eles recebem a informação do local e o mais importante, a informação sobre quem era esse menino. Esse conhecimento especial havia sido entregue aos judeus, de forma privilegiada, era uma revelação maior e mais profunda sobre Deus.
Temos nesse texto o encontro da revelação geral e revelação especial. Os magos por meio da revelação geral de Deus (a estrela no céu) e fragmentos da revelação especial (no caso a profecia de Balaão), são conduzidos até o menino, que para eles seria o rei de Israel. Porém, devido a revelação dada aos judeus, descobrem o local exato e que esse menino estava destinado a ser muito mais do que um rei, Ele seria o Cristo!
A revelação geral nos conduz a revelação especial que culmina no encontro com o Cristo. Sábios foram os magos, que mesmo com pouca informação, deixaram-se ser conduzidos até o menino Jesus. Em contra partida, em Jerusalém, aqueles que muito conheciam, não permitiram-se ser conduzidos até o menino Jesus.
Há de se converter todo conhecimento em fé submissa. Pois o Cristo, só se encontra e se é encontrado por meio da Fé.

Calebe Ramos Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário