segunda-feira

O Inferno é um local da Misericórdia de Deus (Parte I).


Atos 17.28a diz: “pois nele vivemos, nos movemos e existimos...”

Fora de Deus, da sua presença, não há vida, nem movimento nem existência, só existe inexistência. O homem sem Deus não morre, o homem sem Deus é inexistente!
Se isso realmente se confirma, afirmar que no inferno reina a ausência de Deus é errado, pois nessa afirmação o próprio inferno e o homem que nele habitará não existiriam e Deus não seria plenamente onipresente, considerando a sua ausência no mesmo.
O homem viverá no inferno e pra que isso aconteça é necessário que o inferno esteja em Deus, caso o contrário deixaria de existir. O que entendo primeiramente é que o inferno só se sustenta (existe) por que está em Deus e Deus está nele, e graças a isso é possível continuar existindo mesmo com a escolha de não entregar-se a Deus.


Ora Deus poderia eliminar os rebeldes da face da terra, mas ele não o faz. Pelo contrário ele permite que o homem viva a sua escolha, viva as conseqüências da opção que escolheu, desfrute do juízo e da vida infeliz que ele mesmo optou.
A misericórdia de Deus não está em livrar o homem do sofrimento e das conseqüências da sua escolha, pois ele já deu a opção de uma nova vida a todos os homens e quem optasse por ela a teria. Ela é vista no inferno, pois Ele sustenta a existência dos rebeldes, tudo isso para que o homem viva a sua escolha sem coação. O Homem só é capaz de escolher rebelar-se contra Deus por que o próprio Deus lhe concede e sustenta essa oportunidade.
Quando o rebelde chegar ao inferno descobrirá que não pode deixar de ser sustentado por Deus, ele que antes rejeitou a misericórdia para uma nova chance, descobrirá que só é mantido e só existe mesmo no inferno por causa da mesma.


O não poder fugir de Deus será um fogo ardente em sua mente, isso lhe definhará e fará ranger os dentes, pois já que não há como existir sem Deus, já que o homem não pode ser dono e sustentador da própria existência, sábio seria passar a eternidade no novo céu e na nova terra desfrutando uma vida plena do que adorá-lo em uma vida sem expressão, pois mesmo no inferno o homem adorará ao Senhor evidenciando: a sua misericórdia, o seu poder e a dependência de Deus para a sua existência.

Deus sustenta o inferno.
Deus sustenta o rebelde para que esse desfrute a sua escolha.
Deus sustenta a tudo e a todos, para que todos saibam que não há sustento a não ser por Ele.
Deus é misericordioso!

Um comentário:

  1. Muito legal Calebe a argumentação! Sempre penso que o inferno é um lugar do juízo de Deus, mas da misericórdia nunca tinha ouvido!

    ResponderExcluir