domingo

Ele tem olhos, mas não vê, ouvidos, mas não ouve!

Meus caros colegas, está cada vez mais difícil louvar a Deus em nossas igrejas brasileiras. Digo isso, pois o número de músicas vazias e ruins que estão sendo lançadas está aumentando assustadoramente. Isso me preocupa, pois como meu amigo Pr. Marcos Botelho diz: “As músicas influenciam mais na teologia do povo do que as pregações”. Nós temos mais facilidade para decorar músicas do que sermões teológicos, depois do culto as pessoas não saem recitando o que foi pregado, elas voltam cantando as músicas que foram tocadas. E se a música é ruim teologicamente, com toda certeza o individuo vai reproduzir isso na sua relação com Deus.

Agora, a moda gospel é chamar a atenção de Deus. Você já deve ter percebido que a maioria das canções tem que conter dizeres como: Quero subir o mais alto que puder pra chamar sua atenção; Eu gritarei, me humilharei, me tornarei criança, mas olha pra mim; Ouve o nosso clamor, nosso grito, ó Deus; eu farei o que for preciso para que me vejas, o Senhor não pode seguir sem me perceber. Bom, e por ai vai.

São essas algumas das canções que estamos cantando em nossas igrejas, e são elas que estão ensinando o nosso povo a se relacionar com Deus. Ora, quando eu ouço essas músicas, a impressão que tenho é que o nosso Deus tem olhos, mas não vê, tem ouvidos, mas não ouve, ou se não, ele é meio esquecido, e nós, a semelhança dos profetas de Baal, temos que ficar gritando, berrando, choramingando, esmurrando o nosso corpo, para que ele nos ouça e atenda nossas orações. Existe um equivoco teológico nessas canções que não pode passar desapercebido, pois as pessoas acabam aprendendo inconscientemente que elas precisam chamar a atenção de Deus, porque Ele não está dando conta de olhar para tanta gente. Se continuar assim, talvez no futuro o nosso louvor virará uma seção de auto flagelamento.

Meus irmãos, nós precisamos compreender que não é preciso gritar, nem fazer nada pra chamar a atenção de Deus. O Deus a quem servimos é o mesmo Deus do salmista que afirma: “Os olhos do Senhor estão sobre os justos, e os seus ouvidos atentos as suas orações”(Sl 34.15). Não precisamos voltar a ser criança ou exigir que Deus nos perceba, porque Ele nos prometeu através de Jesus que estaria conosco até a consumação dos séculos (Mt 28.20). Não é preciso subir em árvores pra que Deus nos veja, pois Ele é o Senhor que “sonda o nosso coração, que sabe quando nos acentamos e nos levantamos, que esquadrinha o nosso pensamento, a nossa fala Ele já conhece e não há altura no céu ou profundidade na terra onde Ele não se faça presente” (Sl 139).

9 comentários:

  1. Que bom que gostou, gostaria mesmo de ir pra flam, mas tudo qui na minha vida gira em torno de Duas coisas, a vontade de Deus e o OK de meus pais... Mas descaço meu coração pois sei que se Deus quizer esse OK virá!! ^^
    Adimiro muito o teu trabalho, onté foi culto de Mocidade na minha igreja e trabalhamos um dos teus textos, o da linha e da agulha, foi um estouro!!!
    Esse teu texto também axei muito bom, e isso é um realidade que infelizmente não está em uma ou outra igreja e sim em todo o meio cristão!
    Pessoas como você conseguem realmente fazer a diferença!
    Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, Calebe. Eu já ando meio cansado desses desvios e da mesmice dos cânticos.Ainda temos que suportar as letras que inflamam sutilmente a insatisfação. Coisas do tipo "o melhor de Deus está por vir", "busca o milagre que Deus tem preparado", "as promessas vão se cumprir em tua vida", "viverás o melhor de Deus que está por vir",etc.etc.
    Esse pessoal não tem bênção de hoje para agradecer? Estão esperando quem?
    Me cansa essa mania de dizer que Deus ainda vai fazer o melhor.
    Continue firme, Calebe. Estamos juntos.
    Grande abraço, e desculpe pelo comentário quilométrico.

    ResponderExcluir
  3. eu sempre leio seus texto mas nunca comento. qualquer dia vai ta escrito no seu texto. "ked diz:..."
    haha

    saudade preto

    ResponderExcluir
  4. Calebe,

    Todo extremo é perigoso.

    Concordo no que você disse quando existem músicas vazias de conteúdo bíblico-teológico, principalmente vazio da graça e cheio de religiosidade, que tentam atrair atenção de Deus pelos seus próprios méritos.

    Uma das frases mais aberrantes que eu já ouvi numa música foi essa: "Vê se há em mim algo de valor. Quero atrair tua presença". Preciso comentar essa frase? Não, né mesmo?

    Mas, quero lhe propor a pensar sobre as crises de fé dos salmistas e dos profetas.

    O que você entende dessas expressões?

    “Até quando, Senhor? Para sempre te esquecerás de mim? Até quando esconderás de mim o teu rosto?” (Salmo 13:1) O salmista estava dizendo que Deus tem memória curta e está de costas para nós? E por que o salmista usa essas expressões se Deus está sempre presente cuidando de nós e olhando para nós?

    “Dá ouvido a minha oração...inclina teus ouvidos e ouve a minha oração...” (Sl 17:1b e 6b). Onde está o Deus que nos sonda e nos conhece do Salmo 139?

    “Meu Deus! Meu Deus! Por que me abandonastes? Porque estás tão longe de salvar-me, tão longe dos meus gritos de angústia? Meu Deus! Eu clamo de dia, mas não respondes...” (Sl 22:1, 2). Onde está o Deus que está presente conosco até a consumação dos séculos que Jesus nos apresentou?

    “Não fiques distante de mim...” (Sl 22:11)

    “Senhor, não me abandones! Não fiques longe de mim, ó meu Deus! Apressa-te a ajudar-me, Senhor, meu Salvador!” Se Deus é onipresente e pontual, porque o salmista faz esse tipo de pedido?

    “...ele se inclinou para mim e ouviu o meu grito de socorro...” Por que o salmista gritou por socorro se Deus tem boa audição?

    “Cansei-me de pedir socorro; minha garganta se abrasa. Meus olhos fraquejam de tanto esperar pelo meu Deus” (Sl 69:3). O que dizer da garganta inflamada e dos olhos fracos
    de tanto esperar? Se Deus nunca chega atrasado, porque o salmista faz essa confissão?

    É licitamente bíblico cantar esses salmos? E se colocássemos melodias nessas orações dos salmistas que comentário faríamos?

    Entendi tudo o que você escreveu. Sua denúncia foi contra a tentativa de atrair Deus com sacrifícios.

    Mas o que dizer desses salmos e de tantos outros?

    Pense nisso e me responda.
    Espero um esclarecimento se por acaso não entendi o que você escreveu.

    Grande abraço, mano!

    Em Cristo, que toma a iniciativa de vir até nós pela sua graça; e por isso, não precisamos chamar sua atenção com nossos méritos para atrair sua presença.

    Jairo Filho

    ResponderExcluir
  5. Fala Jairinho, (resposta ao comentário acima)

    Então mano, gostei muito do seu comentário, e não discordo nenhum pouco do que vc disse, pelo contrário, admiro muito essa liberdade dos profetas e dos salmistas de derramarem suas almas diante de Deus.
    Bom sobre os textos que vc citou, eu tenho as seguintes percepções:

    Os salmos, principalmente esses, são desabafos, é o salmista derramando seu coração perante Deus por causa de uma situação difícil, geralmente marcada pela guerra, pelo exílio, onde parecia que Deus estava longe, e tinha esquecido do povo.
    É difícil construir uma teologia em cima de um desabafo, não que eles sejam inválidos, eles têm seu valor na medida em que revelam que Deus da espaço aos seus filhos de expressar seus sentimentos, frustrações, choros, lagrimas, desabafos, através dos louvores e orações.

    Eu acredito, e isso é impossível negar na bíblia, que Deus não é um ser que não dá espaço para a nossa emoção, não é um ser que não se preocupa com o nosso choro, nossa tristeza. Ele recebe e muito bem nosso desabafo, só que não se pode fazer de um desabafo individual uma teologia coletiva. Imagina se usássemos esses textos para teologizar sobre quem Deus é, o que teríamos seria a mesma idéia medieval de que Deus está distante, de que não está presente, de que realmente, como disse Karl Barth: “Importa que tu estas nos céus e nós na estamos na terra” trabalhando a idéia da alta transcendência divina distinta da imanência humana.

    Concordo plenamente com o que vc disse sobre entender os desabafos como forma de adoração, isso é claro na bíblia e nós podemos reproduzir isso, pois é saudável e nos faz compreender que Deus não é o nosso carrasco, mas sim o nosso companheiro.
    Ao escrever o texto, me preocupo com o fato dessas canções ressaltarem essa idéia platônica quebrando a idéia da plena encarnação do Deus-Homem que não está longe de seus filhos, pelo contrário, está dentro de seus filhos, observando seus sofrimentos, seus desabafos, suas alegrias, entendendo suas orações das mais variadas formas, mas sempre dizendo a todos nós que Ele é um Deus presente, que está do nosso lado e que nunca nos abandonará.

    Te amo meu irmão, essa discussão nos enriquece muito, é muito bom fazer isso com vc.

    ResponderExcluir
  6. Òtima resposta, Calebe.

    Fiz aquele comentário só pra cutucar. E pra estender e dilatar o assunto.

    Sei que não podemos dizer tudo em tão pouco tempo e espaço de um texto apenas. Por isso, entendo que um texto é apenas a porta aberta para o alongamento de um debate-ensino-aprendizagem de um/uns assunto(s).

    Gostei de saber de sua espiritualidade sensível ao lamento e ao desabafo. É isso que encontro na Bíblia.

    Também compreendi bem que "não se pode fazer de um desabafo individual uma teologia coletiva".
    Imagina se cada lágrima derramada revelasse um Deus ausente, frouxo, mole, que vive do acaso, descontrolado em suas ações e etc? Que teologia desesperadora estaríamos fabricando, né?

    Também enxergo o caráter de Deus na imanência das lágrimas de Cristo que chorou de luto pela morte de Lázaro e por Jerusalém, e ainda, lamentou na agonia do getsêmani. Acho que as lágrimas e o lamento de Cristo revelam também o caráter de Deus.

    Assim, acredito que Deus se revela em nossas lágrimas, mesmo que em meio aos soluços do choro e nos gemidos de dor falemos insanidades e tagareliçes teológicas sobre Deus. Só o santo Cristo chorou sem falar imoralidades teológicas sobre Deus, pois suas emoções, por serem cheias do Espírito Santo, eram santas e sadias.

    O meu maior cuido é não ignorar o lamento nem o desabafo dos salmistas e profetas e etc. Nem condená-los por não elaborarem uma teologia sistematizada por critérios gregos e cartezianos numa sala com ar-condicionado num país de primeiro mundo tendo a biblioteca como cenário de suas elucubrações filosóficas e teológias alienadas do mundo real de sofrimento e dor.

    Meu pai me ensinou que o lugar de se fazer teologia, muitas vezes não é em sala de aula - onde todos os problemas se resolver - mas é Deus nos chama fazer teologia bíblica numa emergência de hospital,no lixão, na rua com moradores de rua, visitando presidiários pedófilos, em enterro, APAE, visitando deprimidos, orando pelos nosso inimigos-traidores, no meio de uma enfermidade que nos assalta etc...essa lista não teria fim. Resumindo: somos chamados a fazer uma teologia do engajamento e dos serviço também no vale de lágrimas e não somente na alienada montanha de compêndios teológicos.

    Receba meu abraço e gratidão a Deus pela nossa amizade.


    Obrigado por visitar meu blog. Acho que vc é o cara que mais visita meu blog. Rsrsrsrs

    Ah!

    Quem ti viu que te vê einh!?

    Aquele QG que ficou pelado vestido de índio no maior frio se transformou num teólogo da juventude brasileira...Lembra?

    Esse é o calebe...meu mano amado em que amo a prazo...rsrrs

    Saudades de vc mano....

    Em Cristo, que suas lágrimas e lamento revelaram o Caráter exato de Deus.

    Jairo Filho

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito do texto Calebe...
    Tem algumas músicas que eu mesma canto na igreja, mas depois paro pra pensar e fico meio intrigada com a letra.
    E o pior é: músicas assim estão aumentando cada vez mais, e as do estilo de João Alexandre, vêm sumindo...

    ResponderExcluir
  8. É muito bom! Vc mandou super bem!
    RIBEIRO, estou com muita saudade...Precisamos nos encontrar para dialogar um pouco sobre a vida...
    Abs.

    ResponderExcluir
  9. O PORQUE SOLICITAR TANTO A AJUDA DE DEUS?O PORQUE CHAMAR A ATENÇÃO DE DEUS?
    Querido não estamos aqui para julgar de que maneira as pessoas estão se chegando a Deus, todos os dias negesse a sí mesmo , reconhecendo que nada somos e podemos sem o Altíssimo Deus, não pude deixar de ler os comentários, e devemos sim , em alguns momentos da nossa vida nos humilhar perante ao Senhor" Humilhai-vos debaixo da potente mão de Deus"- Não choramos ou clamamos pro mundo e sim pra Deus...Quando tive um encontro com o Senhor estava completamente fora de mim e longe do Senhor pelo pecado..O Senhor disse Isaías 54:7Por um breve momento te deixei, mas com grande compaixão te
    recolherei;E os salmistas são um grande exemplo de Clamor pelo perdão e presença de Deus, e digo a vcs , não espere melhoras pois a biblia diz: “A maldade aumentará de tal maneira que o amor de muitos se esfriará” (Mt 24:12).E quando erramos , pecamos , ou não estamos andando conforme o querer de Deus,pois precisamos nos aperfeiçoar a cada dia no caminho da santidade, e estar junto de Deus é isso, é clamar ao Deus para que ele tenha tamanha misericórdia da nossa vida.
    Na Passagem de Jesus acalma a tempestade, tiveram que incomodar o mestre, o mestre dormia em meio a tempestade e as pessoas ali estavam sentindo a morte , estavam com medo mesmo com o Mestre no barco e foi ai que tiveram que incomodar o Mestre.”Se for preciso amado , incomode o Mestre... Se for preciso vou gritar, vou cantar , vou pular como Davi e Miriam faziam.
    Desponta uma violenta tempestade. Jesus dorme. Quase podemos imaginar Pedro a acordar o Senhor e reclamar: “Não te importas que pereçamos?” Jesus fala imperiosamente aos ventos e ao mar. Tudo se acalma. “Ainda não tendes fé?”
    o Senhor quer nos ouvir, quer ouvir nossas necessidas, como ouviu do cego, Jesus sabia que ele queria enxergar mas mesmo assim perguntou, o que querer que eu te faça, o cefo respondeu , quero vê, seja feito conforme a tua fé.jesus quer ouvir-nos.A boca fala do que o coração está cheio, se está faltando perdão de Deus...ele só vai falar isso na maioria das palavras,Me Ajuda Senhor,A quem tenho eu além de Tí,Perto quero estar...,Entra na minha casa, entra na minha vida...etc Querido não importa da maneira que nos achegamos a Deus, seje pelo louvor, ou numa oração, ou numa lágrima, o que importa e falar com Deus porque ele veio sim para os pecadores arrependidos,e que todos os dias vinhemo-nos nos arrepender dia – após – dia.O Reino dos céus é tomada a força diz a palavra, não pense que entraremos nos céus sem clamar e chorar aos pés do Senhor e quem somos nós para questionar a intimidade do homem e da mulher de Deus. O que o mesmo estava sentindo quando o próprio Espirito de Deus no homem o conduz para fazer tão belas canções. O homem conhece de fora pra dentro mas Deus diz eu conheço de dentro para fora.Só o Senhor sonda o coração do homem.E sabemos sempre se é de Deus ou não amado, pois se não fosse de Deus não dava frutos bons, quantas pessoas se chegam e conhecem Jesus Cristo e o Aceita como Único e Suficiente Salvador primeiro porque ouviu umas canções como esta. Se você busca a Deus de alguma outra forma ou com outros hinos , amém , Glorificado seja a Deus pela tua vida, mas canções de Deus , seje com intuito de adorá-lo, ou com preces de clamor, ou com preces de choro e lágrimas , não sei … o Importante e falar e adorar ao Senhor.
    Deus abençoe a sua vida, e fique na grandiosa Paz de Deus.
    Irmã Gisele Vale

    ResponderExcluir