terça-feira

Eu não consigo adorar sozinho

No mês anterior tive que fazer uma cirurgia no meu joelho, pra reparar um problema antigo. Por causa dessa cirurgia tive que permanecer quase que um mês e meio de repouso, sem poder andar, passear, viajar, pregar, ir pra faculdade, e fazer outras coisas mais. Resumindo, eu fiquei somente em casa, deitado na minha cama a maior parte do tempo, cuidando do meu joelho. Como lá em casa todos trabalham, acabei que ficava sozinho a maior parte do dia, então aproveitava pra ler, estudar, escrever textos, planejar projetos, preparar pregações e cursos, enfim, arrumei tudo o que tinha pra arrumar.

Nesse período, como não podia sair muito de casa, me movimentar muito, acabei que fiquei preso em minha casa, sem poder visitar meus amigos, sem poder encontrá-los nas viagens do ministério, ou nos encontros rotineiros. E todo esse afastamento das pessoas, toda essa distância social, relacional, me fez perceber que quando estou sozinho tenho dificuldade de ler a bíblia, orar, cantar e principalmente ter comunhão, com Deus e com meus irmãos. Percebi depois de umas duas semanas, que havia diminuído minha intensidade na leitura bíblica, na oração, e em outros exercícios espirituais. Tudo isso me fez refletir a importância de estar cercado de amigos e pessoas com quem nos sentimos bem e alegres, e principalmente que compartilham a mesma fé e os mesmos objetivos.

Confesso que sou um daqueles caras que gostam de ir na igreja para encontrar e conversar com meus amigos. Sou daqueles que gostam de dormir na casa de meus bons amigos, sou também uma cara que curto sentar a mesa de pessoas que me fazem bem, seja para um café, um pequeno lanche. Gosto de uma simples caminhada até a padaria com minha namorada. Amo tudo isso, pois nesses encontros, eu me sinto completo. Completo não só social e relacionalmente, mas principalmente, completo na minha parte espiritual. Pois nesses encontros sempre oramos, isso quando as nossas próprias conversas não viram nossas próprias orações. Nesses encontros compartilhamos nossas tristezas e alegrias, projetos, sonhos, frustrações. Conversamos sobre Deus, sobre a criação, sobre teologia, sobre sociedade, projetos sociais. Nos abraçamos, mostramos nosso amor através de nossos carinhos, abraços, beijos. Cantamos louvores, música de amor, lindas poesias, histórias. Adoramos a Deus com uma das melhores dádivas que Ele nos proporcionou: O relacionamento.

Acredito que quando a bíblia diz: “Que não é bom que o homem viva só” não esta se referindo apenas a um aspecto conjugal, de marido e mulher. Mas gosto de perceber esse texto como instigador do relacionamento humano, o cartaz de Deus contra a solidão. Pois o nosso Deus é muito mais que um único Deus, é um ser que se relaciona sobre três formas, é um Deus puramente relacional e solidão é uma palavra que não faz parte do seu projeto para aqueles que estão com Ele.

5 comentários:

  1. Concordo em gênero, número e grau.
    Otima reflexão!!

    ResponderExcluir
  2. Concordo em gênero, número e grau.
    Otima reflexão!!

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do que vc escreveu, pois me sinto da mesma forma. Vou com mais vontade à igreja quando sei que encontrarei meus amigos. Comunhão é sempre muito bom...ainda mais quando vem junto com a palavra. No quesito "ação" dentro da igreja, me sinto também mais motivada quando vejo que tem pessoas me ajudando, ou que eu possa ajudar...O trabalho de Deus se torna mais gratificante !!! Boa postagem !!! Fica com Deus.

    ResponderExcluir
  4. Lindo texto, Calebe. Exato resumo de tudo o que Deus fala sobre o amor ao próximo e comunhão.
    Mandou bem =)
    Um beijo.

    ResponderExcluir