quarta-feira

Status de Pobre

Passo a escrever algumas das coisas que somente nós pobres temos o privilégio de fazer durante a nossa humilde e feliz estadia na terra.

É status de pobre subir no telhado e ficar girando a antena pra direita e pra esquerda gritando: Tá bom? Tá ruim? Mexe mais?

Pobre que é pobre já usou uma havainas com a sola branca e alça azul, ou sola branca e alça verde. E tem mais, quando arrebenta a cabeça da alça, pobre que é pobre não compra outra não, vai, passa um grampo e usa por mais uns dois meses. Quem é pobre sabe do que estou falando.

Ser pobre é ter síndrome de museu, é sempre guardar roupas velhas, objetos antigos, que foram de nosso filhos, pais, avós. Nunca mais vamos usar aquilo, mas fazemos questão de guardar. Mesmo que não tenha espaço na casa, agente da um jeito. E não tem jeito, se você fizer uma faxina e tirar todos os entulhos, em três horas já aparecem novos entulhos, pois isso é status meu amigo.

Não basta apenas ser pobre, é preciso ter status, por isso não importa a situação que passamos, ou onde moramos, um pobre sempre tem um cachorro mesmo não tendo condições de sustentá-lo. É incrível, o filho passa fome, a casa fede, mas o cachorro permanece, pois isso dá status.

Ser pobre é comprar fiado, é tomar tubaina no almoço, é levar coxinha em tupperware na festa da escola, é tomar citra ceracer no ano novo, é ter uma gaveta que não abre, uma gaveta sem maçaneta e uma gaveta sem fundo. Ser pobre é usar camiseta de vereador, é guardar em casa jornal de supermercado, é reutilizar pote de sorvete, margarina e fazer do pote de geléia um belo copo para tomar café.

Para um pobre de status necessário é ter crediário, financiar R$ 10,00 em 12 vezes. Ter convênio, mas na hora “h” ir no hospital público. Pra ser pobre tem que ter coisa em cima do armário, embaixo da cama e dentro do sofá. Tem que ter um banheiro que não funcione direito, sem chuveiro ou sem descarga. Tem que ter uma torneira pingando a mais de três anos, e uma prateleira sustentada por um banco velho.

Mas de todos, o principal, aquilo que difere os pobres de status e os pobres sem status é o fato de ter uma roupa atrás da geladeira. Pobre que é pobre, não importa onde more, tem roupa atrás da geladeira. Pode ser camisa, calcinha, cueca, meia, tênis. Quer ver se o cara é pobre é só olhar atrás da geladeira, se tiver roupa é pobre.

Pois ser pobre não é condição geográfica e sim vivencial, e o mais legal de tudo é que isso não é bom e nem é ruim, é apenas status de pobre.

3 comentários:

  1. Quem diria que seu amigo de Alphaville também não tinha manias de status de pobre.... hehehe E o pior é que eu comecei a ler o text esperando uma virada espiritual, uma lição de moral gospel... hehe.. Mas era só esta pérola de crônica! Sbow de bola, amigo!
    Henrique C.

    ResponderExcluir
  2. Hahhahahhahahaahhahag
    Muito bom!
    Vem passear aqui na casa de pobre, estamos com saudades:)
    Bjus

    ResponderExcluir
  3. Iai joe!!! arrebentou, eu tinha algumas duvidas, mais agora vi que realmente sou pobre... e o melhor é que gosto de ser assim... você esqueceu de falar que ser pobre é brigar por uma pipa... é pedir uma paçoca pro tio da padoca... e tantas outras... TudoNosso #Saudade

    ResponderExcluir