terça-feira

LUCAS 5. 12-26: O CONTRASTE DAS CURAS

Nessa perícope, Lucas detalha dois milagres de Jesus, duas curas, dois cenários diferentes, dois modos diferentes de curar. Antes de realizar esse contraste, necessário é destacar um fator importante: Jesus sempre fugia da popularidade das multidões. Lucas é enfático ao citar que quando a multidão ia atrás do Mestre, ele procurava um local isolado para orar. Jesus não usava milagres para fazer a promoção do seu ministério, mas por que ele compadecia-se da multidão.
Na primeira cura, um leproso aproxima-se de Jesus e suplica-lhe para ser curado. Primeiramente, o leproso roga para que o Senhor faça a sua vontade e, em seguida, na mesma sentença ele mostra fé ao dizer que se fosse de sua vontade ele poderia curá-lo. O texto nos dá a entender que o homem era um Judeu, pois Jesus após curá-lo manda-o ir ao templo se apresentar ao sacerdote, obedecendo a lei de Moisés. Sendo judeu, ele é um dos poucos que depositaram sua fé nas palavras de Jesus, crendo que ele era realmente o que se dizia ser. Duas características que antecederam o milagre: submissão e fé.
No segundo bloco, Lucas apresenta a cura de um paralítico que foi carregado pelos amigos. Jesus fica espantado não com a fé do paralítico, mas sim dos amigos. Essa cura é mais profunda, pois Jesus primeiro perdoa os seus pecados e para responder a indagação dos religiosos ele cura o paralítico. Para Jesus era mais fácil curá-lo do que perdoar os pecados, pois o ato de perdoar os pecados remetia e antecipava o evento da cruz. Todavia, Jesus de antemão deixa bem claro que Ele é quem cura, pois é divino e poderoso e, ao mesmo tempo, Ele é quem perdoa. Ele é o sacrifício sem mácula pelo qual o mundo é justificado perante Deus. Duas características que antecederam o milagre: fé dos amigos e perseverança.
Sem dúvida, o ato milagroso é totalmente divino, não há uma receita para alcançarmos o milagre de Deus, pois Ele realiza o milagre a hora que quiser e pra quem quiser. Todavia, indispensável na vida do crente é a fé e a submissão a vontade de Deus. Através da fé, adquirimos perseverança pra permanecer-mos firmes nos momentos difíceis, e somente pela fé conseguimos nos sujeitar a vontade do mestre.
"Esse texto faz parte da série de estudos sobre o livro de lucas: 'Lucas entre a fé e a razão'. Estude junto comigo e deixe seu comentário"

3 comentários:

  1. Rapaaz...
    Texto mto bom, só pra variar né... rs'

    beeijo.

    ResponderExcluir
  2. E Ele ainda perdoa, cura, liberta, transforma!

    Gloria a Deus!

    Muito bom o texto, macaco!!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o texto calebe, espero pelos próximos ;)

    ResponderExcluir