quinta-feira

UM DARWINISTA E DEUS

Depois de morrer, um grande pesquisador darwinista quis tirar uma dúvida com Deus, dúvida essa que lhe intrigara por toda a sua vida e mesmo com tantas e tantas pesquisas nunca conseguiu aquieta-lá.

Foi logo chegando perante o tribunal do todo poderoso e sem esperar já indagou:

_ Se És todo soberano e carregas em si conhecimento eterno, por quais razões criastes o homem com semelhança mui próxima aos chimpanzés?

O Senhor todo poderoso, permaneceu em silêncio, como surpreso pela criatividade da pergunta, mas como sabemos isso já era previsível graças a sua onisciência. Apesar do silêncio, o biólogo inquieto aceitou aquilo como uma oportunidade para ampliar seu argumento, e vociferou:

_ Pois de todos os pontos inconclusivos que tive em minha vida, o que mais me chamou a atenção foi a semelhança entre o homem e os chimpanzés. Digo não só do ponto de vista estético, mas também, do ponto de vista comportamental, claro, guardadas as devidas proporções. O que me causa maior espanto é imaginar que se o chimpanzé foi criado primeiro, então copiastes dele características para colocar no homem e se realmente foi assim que sucedeu, porque já não fizeste do chimpanzé o homem que queria ter feito? Agora se me falares que primeiro fez o homem e depois o chimpanzé, então, além de ter pronunciado a história do gênesis de forma confusa, terás de se explicar quanto ao fato de mesmo sendo tão criativo e poderoso criastes um ser semelhante, mesmo que ínfimo, a aquilo que chamaste de “ápice da criação” que no caso foi o homem. Será que lhe faltou criatividade com o restante do que deveria ser criado? Ou será que quisestes por entre as criaturas uma “pegadinha” para que enfim alguns poucos curiosos duvidassem? Não me leve a mal, Senhor todo poderoso, mas quero crer que sendo Deus de amor e justo, não colocaria uma pedra de tropeço para que alguns poucos caíssem? Pois em outros tempos, o próprio Senhor amaldiçoou aqueles que fossem como pedras de tropeço. É por essa razão que estou a lhe indagar, pois além de querer saciar essa minha angústia nunca compreendida, quero que me mostres que não És um professor neurótico que põe pegadinhas em provas, para que seus alunos caiam no erro de não crer.

Após a argumentação do darwinista, Deus lança a seguinte pergunta:

_ O que queres que eu te faça?

Atônito e espantado aquele pobre mortal respondeu:

_ Quero que me mostre a Origem do homem, o molde de onde surgiu toda a raça, quero que me mostre o primeiro, para assim ver com meus olhos de quem somos descendentes, de quem fomos copiados.

Permanece um silêncio no céu, que após alguns minutos é interrompido com a voz do todo poderoso dizendo:

_ Filho, vem cá, tem alguém querendo te conhecer.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Amigo, como sempre surpreendo e somando com seus textos. Acho que encontrei um favorito, pela perspicácia do darwinista (que me lembrou muito você) e por interpretar tão bem a doçura do nosso Pai. Parabéns, que Deus te abençoe muito! =)

    ResponderExcluir
  3. Fui seca no fim do texto... espertinho... kkk
    crente q vc ia escrever um novo "A origem das espécies".

    ResponderExcluir