quinta-feira

“Se você correu com os homens e eles te cansaram, como poderá competir com os cavalos”
Jeremias 12.5

Jeremias é um profeta dentro do furacão que atingiu a Israel, o povo estava em cativeiro dos babilônios, Israel estava totalmente arrasada e destruída, dispersa pelos cantos do enorme reino, longe do templo, chorando os seus mortos e aviltados. O profeta tem a difícil missão de pregar para esse povo, todavia suas palavras são invariavelmente duras.

O contexto é tão carregado e forte que antes da metade do livro, Jeremias tem um questionamento contra Deus. Sua tese era o intrigante “por que”. Queria saber por que os justos sofrem, por que os ímpios prosperam, não entendia como o povo de Deus poderia sofrer nas mãos de um povo ímpio que não temia a Deus. A resposta do todo poderoso é pleunasticamente divina, pois ele lembra ao profeta que ele não consegue nem correr com os homens sem se cansar, imagina se fosse então correr com os cavalos, ou em algumas versões, em homens que correm montados em cavalos.

Deus está respondendo ao profeta, que se ele não entende nem os pensamentos humanos, se ele não consegue nem entender o que ocorre a sua volta, como, pois quererá entender o pensamento de Deus. A crise de Jeremias que por vezes nos abate, provém de uma mente inquieta que não se percebe, pois mesmo sem entender os limites e deficiência da própria razão, se atreve a compreender a mente divina, chama-o para um debate e tentando colocá-lo na parede.

Depois dessa resposta o profeta segue seu caminho compreendendo que Deus está no controle da história do seu povo e que em sua pequenez nunca entenderá profundamente o que se passa na mente do Criador, então ele descansa e volta a pregar, a sua crise do “por que” é sanada com a resposta de Deus. O embate de idéias muda a sua teologia, pois se no capítulo 12 tínhamos um profeta em crise no capítulo 29 temos um profeta com uma teologia centrada no Deus que governa a história: “Sou eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz o Senhor, planos de fazê-los prosperar e não de causar-lhes dano, planos de dar-lhes esperança em um futuro”.

Que diante das injustiças da vida e do sofrimento humano, que por muitas vezes nos lança em indagações contra Deus, fazendo-nos duvidar de seu governo ou de seus pensamentos, possamos receber a resposta divina nos lembrando que Ele está no controle da história e nenhum de seus planos podem ser frustrados.

4 comentários:

  1. Boa brother... Em meio aos desafios temos que confiar em Deus, e saber que Ele realmente está no controle da nossa vida, e do nosso ministério!
    Obrigado pelo texto, abraço

    ResponderExcluir
  2. Ele é tão bom que permitiu que a gente não entendesse todo o Seu pensamento! Já imaginou se fosse o contrário? A gente já surta com as coisas terrenas, não sei nem o que aconteceria...
    Ele nos permite fazer parte da história, mas garante que se confiarmos nele, esse história será de vitórias! Isso é fera demais!
    Abraço mano, saudade!

    ResponderExcluir
  3. Mto bom. Lembrei de quando Deus responde NÃO pra Paulo, e Paulo não entende. "Assim como os céus são mais altos que a terra, meus pensamentos são mais altos que os seus pensamentos". Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Se não compreendemos os planos dos nossos irmãos, que dirá os de Deus. Pensando bem, falando em planos de Deus, fica tudo tão engessado, né? Talvez eles sejam fluidos e flexíveis de acordo com a vontade e decisão dos nossos corações e mentes. Não?? Quem poderá dizer?? rsrs

    ResponderExcluir