segunda-feira

O BURACO SEM FIM DA IMORALIDADE

Diz a lenda que um povoado muito antigo construiu no meio de sua cidade um poço do qual diziam ser sem fim. Esse poço era a pena máxima para aqueles que fizessem qualquer ato contra a vida.

Com o passar dos anos o poço serviu de lição para todos, mostrando que a punição para um ato imoral (que fugia dos bons costumes do povo) era a queda em uma cova que nunca tinha fim, ou seja, o sujeito que lá entrava jamais saía e cada vez mais se afastava da saída até a sua sofrida morte.

No começo do século passado, falar em divórcio era tomar escândalo para si, pois em uma sociedade altamente religiosa, como por exemplo, nos Estados Unidos, esse ato era uma afronta a Deus e a moral do povo. Todavia, tornou-se banal e rotineiro, dessa forma deixou de ser um ato escandaloso. No Brasil, esse tema começa a borbulhar em meados da década de 70 e depois de duas décadas também perde o tom de escândalo.

Outro tema que fez e faz grande barulho é a questão do homossexualismo. Nos Estados Unidos, (tomo-o como exemplo, pois recebemos influência direta desse país) essa discussão irá ganhar peso entre as décadas de 70 e 80, tornando-se motivo de críticas pesadas e até punições severas aos grupos que defendiam esse movimento. O que se seguiu depois todos já sabem, tornou-se banal e cotidiano, perdeu-se o escândalo e a sociedade passou a “aceitar” como opção de vida. No Brasil essa onda chega com alguns anos de atraso, mas chega forte, talvez hoje vivamos no ápice dessa discussão.

Um dos grandes argumentos nesses dois casos é que antigamente isso era motivo de repugnação, mas agora, em uma sociedade moderna e desenvolvida esses fatos são normais, cotidiano e até frívolos comparados a outros temas. O recheio desse discurso é totalmente liberal, tentando livrar o mundo da ortodoxia que o prendeu em séculos passado, impedindo seu progresso e sua liberdade.

Fica a dúvida: Será que realmente estamos mudando a nossa forma de pensar, ou cada vez mais estamos alargando a nossa moral, como se estivéssemos caindo num poço sem fim de imoralidade?

Por que o divórcio hoje é cotidiano? Será que evoluímos ou nos tornamos mais imorais?

E todo esse barulho sobre a homossexualidade, será que os contrários ao movimento são contrários por serem primatas ou por conservarem um pouco de moral em uma sociedade que caminha para (in)evolução?

Falaram que o divórcio era normal e virou normal. Falaram que o homossexualismo era normal e virou normal. Agora já se debatem o aborto e a pedofilia. Onde vamos parar? Se é que nesse imenso buraco que entramos exista algum lugar onde se possa parar.


5 comentários:

  1. Oii. muito bom. Preciso dizer que usei um pouco desse seu texto num fórum da cadeira de Direito Romano que tô fazendo a distancia. kkkkk. Calebe Ribeiro é muito util kkkk. Valew.
    Ah, o que seria moral: "6. Conjunto dos princípios e valores morais de conduta do homem." Pelo visto os princípios e valores que tem regido a conduta do homem atualmente não são os de Deus.

    ResponderExcluir
  2. Calebe, "por acaso" ...entrei no seu blog ...infelizmente sou vítima desse ato absurdo de pessoas que em "nome da tal felicidade" abandonam suas famílias (após 19 anos casamento e 10 anos de ministério pastoral) ...querem "curtir" não sei o quê ...querem ser felizes matando outros ..enfim ....nessa angústia ...graças a Deus pelo perdão que "sustenta o universo" palavra de Ariovaldo Ramos que ouvi milhoões de vezes para não morrer ....
    Sobrevivi ...mas o que é isso ...triplicou ,após a lei liberando o divórcio ...a dissolução do nucleo familiar ....só posso dizer com dor na alma ..LAMENTÁVEL...e nossos filhos pagam tb o preço !!!!
    Deus nos dê força para suportar esse novo tempo de libertinagem inconsequente ...
    É isso ..Genesis 3:15 ...talvez explica ....
    Sandra Freitas ( referência : sou a dona do cachorro que lê minhas correspondências rsrs mas não vou abandoná-lo ...rsrs

    ResponderExcluir
  3. "Diz à lenda" nao pede crase. E logo no começo do texto...Assim o texto perde credibilidade..hahaha

    ResponderExcluir
  4. Rsrsrs valeu pela dica, to precisando de uma pessoa pra corrigir os textos, nao quer se habilite nao?

    ResponderExcluir
  5. Opa, pode mandar! Gabrielsilva147@hotmail.com

    ResponderExcluir