quarta-feira

CONSOLO PARA OS QUE NADA TEM HÁ OFERECER



Há entre os cristãos uma tendência a abraçar de forma prática uma teologia da retribuição, pautamos o nosso relacionamento com Deus partindo de uma premissa retributiva, se formos bons Ele será bom conosco, se formos maus, Ele será mal conosco também.

A teologia da retribuição se apresenta na bíblia principalmente nos escritos de Moisés, onde a obediência a lei era seguida por promessas de bênçãos da parte de Deus e a desobediência a lei seguida pelo castigo divino. Todavia, deve-se entender que isso era uma promessa para o povo, se o povo cumprisse a lei todo o povo seria abençoado e se o povo descumprisse a lei, todo o povo seria castigado.  Mas também é preciso ressaltar que algumas vezes por conta do pecado de uma pessoa todo o povo era castigado, conforme exemplo de Acã (Josué 7) e também pela justiça de um só homem todo o povo era poupado, exemplo quando Moisés intercede pelo povo (Ex. 32). Mas a retribuição está ligada mais a um caráter coletivo do que individual todo o povo era abençoado assim como todo o povo era castigado.

Quando nós transferimos essa relação de justiça e benção, pecado e castigo, da teologia retributiva de Moisés para o nosso cotidiano individual ou nossa experiência com Deus, sem levar em consideração o contexto de povo, nós acabamos por cair em uma teologia que favorece alguns e desfavorece os outros, julgando que os que são agraciados o são por que são obedientes e se esforçaram para isso e os que não são, o são por não serem obedientes, mesmo sendo o contrário muitas vezes. Essa premissa sustenta situações onde em uma mesma igreja há lideres com muito e ovelhas com pouco ou um contexto de apatia e indiferença com o sofrimento alheio, visto que partindo desse pressuposto o sofrimento do outro é fruto da desobediência a Deus.

A justiça divina é sim de fato retributiva, mas não pelo que fazemos, pois o que poderíamos dar a Ele que não seja dEle mesmo? Ou qual boa ação de obediência faríamos a Ele se somos maus e todo ato de bondade da terra vem do próprio Deus?

Os que afirmam que a justiça de Deus é retributiva a partir do que fazem estão certos ao reconhecerem a justiça retributiva de Deus, mas errado ao afirmarem que a retribuição está ligada aos nossos atos. Dessa forma anulam a graça, voltam para a lei e tentam com suas ações manipular a Deus, como que se dizendo: “Olha, eu fiz tudo certo, agora você tem que fazer a sua parte”.

Deus age retribuitivamente, mas não aos nossos atos e sim a obra do seu Filho Jesus Cristo, pois Ele como cordeiro sem mancha, antes da fundação do mundo saciou a justiça divina, retribuiu a Deus o que não conseguiríamos retribuir, pagou todo o escrito de divida que marcava contra nós.

Quando Deus nos retribui com bondade, o faz pela obra de Cristo. Quando Deus nos retribui com amor, o faz pelo sacrifício do cordeiro. Quando Deus nos retribui com paz, o faz por que o filho de Deus nos deixou em paz com a Lei.

Portanto, se você não tem nada a oferecer a Deus, ofereça o seu clamor pelo sangue de Cristo. Se você não tem bens para oferecer a Deus e tentar comprar seu favor, se apegue ao cordeiro, é de graça e para todos que clamam. Se você não consegue cumprir nenhuma das leis imposta sobre você, se não consegue amar, se não consegue acertar e teme o castigo divino, se apegue a Cristo e na transformação proveniente da cruz, pois Ele é o verdadeiro consolo para os que nada tem há oferecer para Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário