quarta-feira


“Judas, escravo de Jesus Cristo e irmão de Tiago, aos chamados, amados em Deus Pai e guardados em Jesus Cristo.” Jd. 1

A forma como um homem se descreve a si, diz muito sobre o seu caráter e sobre o seu relacionamento com Deus. Ele poderia começar sua carta dizendo que era irmão de Jesus, todavia, de Jesus ele sabe que é apenas escravo, servo, assim como os apóstolos, a humildade e o senso de servo de Cristo são elementos fortes na vida de Judas.

Ainda mais Judas, que entre os seguidores de Jesus Cristo tinha o nome estigmatizado pela ação de Judas Iscariotes, o traidor. Ele carrega um nome marcado e ainda por cima está à sombra de um dos maiores líderes da Igreja de sua época, Tiago, seu irmão. Judas poderia começar a sua carta colocando um pouco mais de crédito em si, poderia começar dizendo: Judas, irmão de Jesus Cristo, isso bastaria, a leitura da sua carta já seria um pouco diferente, pois ele é irmão do Cristo. Todavia ele se coloca na posição devida, escravo de Cristo, nada mais que isso.

Um dos temas abordados em seu breve livro é justamente a questão da arrogância, por assim ser, nada melhor que encarnar em si o ensino. O escravo não tem em quem se orgulhar a não ser em seu senhor. Um escravo não é arrogante, pois nada tem além do seu senhor. Escravo é aquele que depende não de si, mas está a serviço e na dependência de seu senhor. Judas é um escravo de Cristo, ele não se prende a títulos, ele não busca status entre os seus, ele não dá carteirada, ele é escravo do Cristo.

É interessante perceber que ele nem sempre teve esse espírito, já tinha sido um incrédulo no passado, Judas não cria em seu irmão, considerava-o fora de si (Mc 3.21,31; Jo 7.5). Mas o Judas da carta é diferente do Judas dos evangelhos. No evangelho ele é citado como irmão de Jesus, em sua carta ele sabe bem quem é, irmão de Tiago, mas de Jesus Cristo agora é escravo, é servo.

Aquele que antes duvidava, agora serve.
Aquele que antes tentava censurar, agora é censurado por pregar a Cristo.
Aquele que antes era apenas meio irmão, agora é escravo e irmão por inteiro.

[Texto da série de devocionais sobre o livro de Judas]



Nenhum comentário:

Postar um comentário