“Pois certos indivíduos se introduziram com dissimulação, os quais,
desde muito, foram antecipadamente pronunciados para esta condenação, homens
ímpios, que transformam em libertinagem a graça de nosso Deus e negam o nosso
único Soberano e Senhor, Jesus Cristo.” Jd. 4
O problema central do texto de
Judas é identificado nesse versículo, é o motivo pelo qual ele escreve para a
comunidade que pastoreia, com o objetivo de alertá-los sobre o que já havia
sido profetizado pelos antigos profetas e mais recentemente pelos apóstolos e
discípulos de Jesus.
A igreja estava sendo invadida
por falsos mestres com falsos ensinamentos, eles de forma dissimulada se
infiltravam, quase que desapercebidamente no meio dos cristãos. Todavia, diante
do olhar do pastor atento, eles eram desmascarados, por essa razão a comunidade
dos santos é alertada sobre tal ensinamento e sobre tal liderança.
Homens ímpios, com uma conduta
imoral, viciados no pecar, que pecavam deliberadamente, ou seja, planejavam e
cogitavam pecar, desvirtuando a mensagem da graça, banalizando o sacrifício de
Cristo. Tomavam para si a doutrina da graça como uma permissão para fazer tudo
o que quisessem, mas relegavam para o nada a doutrina da santificação. Eles
eram libertinos, ou seja, faziam uso da graça para dar vazão aos pecados da
carne.
O amor de Deus é incondicional na
forma como nos aceita, mas não na forma que nos transforma, somos amados sem
condição, mas amados para uma condição que é sermos a semelhança do Cristo.
Deus nos ama para um fim, o amor que na transformação diária é incondicional é
um amor sem objetivo. Entretanto o amor com o qual Cristo nos amou quer nos
levar a nossa nova natureza, Ele nos recebe incondicionalmente, mas nos ama com
a condição de nos conduzir por amor e em amor para a nova vida que nos é dada
gratuitamente. Isso é graça, um amor gratuito com uma finalidade de
transformação. Libertinagem é um amor gratuito sem objetivo e finalidade de
transformação.
Os libertinos não buscam a
santidade como padrão de vida, eles menosprezam a lei de Deus, pois acham que o
sacrifício de Cristo não tem relação com a Lei, mas esquecem que o próprio Jesus
disse que não veio para revogar a lei, mas sim cumpri-la, esquecem também que
nem um til será alterado da lei, ou seja, a graça de Cristo não excluí a lei,
antes nos dá força para andarmos acima da lei, sermos irrepreensíveis perante a
lei.
Viver pecando deliberadamente é
não reconhecer a Cristo como Senhor soberano e único. Quem reconhece a Cristo
como soberano em tudo o que faz é alguém que vive buscando agradar a Cristo e
ser como Ele é.
Diante do descaso com a lei de
Deus os santos devem responder com santidade.
Diante da libertinagem os santos
devem viver em submissão ao Pai.
Diante da dissimulação e
relativização do pecado os santos devem mostrar-se cristãos convictos no árduo
caminho do ser como Ele é.
[Texto da série de devocionais sobre o livro de Judas]
Tô precisando do seu contato novo kbeção. Querendo trazer vocês no RJ de novo, aqui na Batista Central de Belford Roxo.
ResponderExcluirMe manda um email: bruno.gomes@anbima.com.br; godsavetheworld@ lagostas-verdes.com
ResponderExcluirgodsavetheworld@gmail.com ;; ;; ;;
ResponderExcluircorrigindo...
Saudade cabeção!