terça-feira

MANTENHA VIVA A CHAMA


Uma das recomendações de Paulo para o seu discípulo Timóteo foi a de manter viva a chama do dom de Deus (2Tm. 1-6). Paulo está encorajando o jovem Timóteo a lembrar-se que Deus lhe havia concedido não um espírito de covardia, mas sim de poder (vs.7).

O dom de Deus em nós é o seu próprio Espírito, o Espírito Santo que, graças ao sacrifício de Cristo, nos foi entregue e habita em nós. No antigo testamento, a manifestação do Espírito Santo era bem peculiar, pois apenas alguns homens, separados por Deus, tinham o privilégio de ter o Espírito Santo sobre a sua vida. Geralmente, esses homens eram levantados por Deus para algum propósito especial, por isso eram conduzidos pelo Espírito Santo de Deus.

Com a obra de Cristo, foi nos dado o Consolador (João 14.15-30), o Espírito Santo de Deus que agora habita naqueles que creem, Ele fez de nós sua morada. Além de sermos morada de Deus e te termos o seu Espírito agindo em nós, fomos capacitados com dons, presentes dados pelo Espírito Santo (Rm. 12:6-8, 1Cor. 12:8-10 e Ef. 4.11). Todos os cristãos foram beneficiados com dons, não há ninguém que crendo em Cristo possa dizer que não tem nenhum dom, como bem disse Billy Graham, em seu livro “O Espírito Santo”: “Cada pessoa redimida recebeu pelo menos um dom do Espírito Santo, nós somos responsáveis diante de Deus pela maneira com que usamos nossos dons”.

O Espírito nos enche de dons para a edificação da Igreja de Cristo e para a sinalização do reino de Deus. Cristo inaugurou o reino de Deus entre os homens e levantou a sua igreja para proclamar esse reino. A proclamação do reino de Deus é uma luta direta contra o reino das trevas, por essa razão, somos capacitados com os dons dado pelo Espírito e Ele ainda deixa a nossa disposição outros dons para que pela fé nos apropriemos deles para a edificação do corpo e a sinalização do reino de Deus.

Talvez você esteja se perguntando: Qual o meu dom? Como posso descobri-lo? Como posso usá-lo?

Nesse mesmo livro, Billy Graham oferece quatro caminhos para a identificação de um dom: 1) Fé de que Deus concede dons aos que creem em Cristo; 2) Oração; 3) Compreensão inteligente do que a Bíblia diz sobre os dons espirituais e 4) Conhecer suas capacidades e experiências.

Esse é um bom caminho e que deve ser trilhado a partir da convicção de que o Espírito Santo habita em nós e por essa razão, além de nos conceder dons, nos deixou muito mais do seu poder a nossa disposição para o progresso do seu reino e o fortalecimento da sua Igreja.


Que as palavras do apóstolo Paulo a Timóteo, dadas há séculos atrás, sejam abraçadas por nós nos tempos de agora: Mantenham viva a chama!

Nenhum comentário:

Postar um comentário