terça-feira

Lucas 2. 41-52: Não me deixe esquecer-te no Templo, meu Senhor!

Lucas, nesse inicio do seu livro, faz uma comparação entre o menino Jesus e o Menino João. Ele ressalta pontos similares e destaca os pontos diferentes, e eis aí um ponto diferente. João inicia sua vida no deserto e Jesus no templo, são movimentos diferentes que Lucas traz para uma reflexão.
O autor também é enfático em mostrar que Jesus, o Cristo, é um menino normal que cumpre a lei, que possue pais seguidores e cumpridores da lei. É um garoto que cresce diante de Deus em Sabedoria e Graça. Essa referência não é exclusiva de Jesus, outros garotos também receberam esse título assim como o menino Samuel.

O que me chama a atenção nesse texto é o esquecimento de José e Maria. Ora, me chama muito a atenção, pois nenhuma pai ou mãe esquece do filho por um dia, ou se não, vai viajar e na volta não confirma se o filho está junto. Uso esses exemplos, pois é muito difícil uma cena dessa ocorrer. Lucas nos revela que eles partiram e deixaram o menino para trás, e só depois de um dia de viagem deram conta do que havia acontecido. Todo esforço foi aliviado como encontro do garoto após quatro dias sem vê-lo. O menino Jesus está no templo, aprendendo, conversando sobre a lei com os mestres doutos na escrita, porém mortos no espírito.

O que ocorre aqui é o que passamos hoje na nossa religiosidade pós-moderna. Jesus está esquecido nos templos feitos por mão de homens, Ele está resumido a um espaço físico, a um determinado horário e a um determinado dia.
As pessoas vão à igreja para ver o menino Jesus, mas quando saem deixam ele lá e vivem uma vida completamente dividida entre sociedade e igreja, entre mundo e templo. Nós não assumimos, mas muitas vezes vivemos como se o nosso Jesus estive pregado na parede como um simples símbolo religioso.
Como vimos anteriormente Cristo se faz presente não em um templo material, mas Ele reside nos corações daqueles que crêem em suas palavras e obedecem seus mandamentos. Por essa razão, não me deixe esquecer-te no templo Senhor, mas que o Teu Espírito reaviva o meu viver e Tu vivas de maneira ardente em meu coração.

[este texto faz parte da série de estudos ao livro de Lucas. Boa leitura]

2 comentários:

  1. o interessante também é saber que Ele está no mesmo lugar onde o deixamos; e poderemos vê-lo novamente se nos voltarmos para Ele.

    ResponderExcluir
  2. CONSIDERAMOS QUE JESUS NASCE EM UMA FAMÍLIA COMUM, COM FALHAS COMO NÓS. MAS DIGNO DE TER A PRESENÇA DE DEUS NA SUA VIDA AQUI NA TERRA.FICARAM UM DIA SEM PERCEBER A FALTA DO MENINO,MAS RETORNARAM E ENCONTROU APÓS TRÊS DIAS. MINISTRANDO PARA MESTRE E DOUTORES FALANDO DO REINO DE DEUS. E FANTÁSTICO...

    ResponderExcluir