segunda-feira

Lucas: 3.21-38 "Jesus o Filho de Homem o filho de Deus"

Lucas segue sua tentativa de comprovar a existência histórica de Jesus, o Cristo. Para o autor Ele não é apenas uma imagem do coletivo popular que não existiu em carne e osso, Lucas busca relatos histórico, como todo bom judeu faz, apesar dele não ser judeu, ele recorre a genealogia, todavia ele se destaca por buscar a genealogia materna de Jesus o que não era motivo de atenção nessa época totalmente machista. Aqui temos o importante relato do batismo de Jesus, ao ler o texto me surge uma dúvida. Para nós cristãos o batismo é o simbolismo que representa uma morte para o mundo e a ressurreição para uma nova vida, e isso só é possível se o nosso velho homem for crucificado com Cristo e tomarmos o novo corpo na ressurreição. Diante disso me pergunto: Qual era o significado do batismo para Jesus, sendo que ele antecede o ato da cruz?

Muitos dos ritos dos judeus foram extraídos de outras culturas, como o sacrifício de animais e até o próprio batismo. E assim como a circuncisão, sacrifício expiatório, oferendas, o batismo tinha um caráter profético, na medida em que era apenas sombra de um advento maior. João ao batizar simbolizava através da água a possibilidade de uma morte para o velho homem e a ressurreição para uma nova vida. Jesus com o seu corpo e sangue torna essa possibilidade real a todos os que crêem.

Outra verdade encontrada no texto é que Lucas ressalta a humanidade de Jesus, para contestar aqueles que achavam que sendo Cristo Deus e não homem, sua vida aqui na terra foi totalmente fácil, pois ele se valeu de seus poderes como Deus. Entretanto podemos contemplar que Jesus é Filho de Deus com certeza, mas também é o Deus que se fez homem deixando a sua glória se fazendo servo, entregando-se a morte e morte de cruz (Fp. 2.5).

Está entre nós o filho de Deus, ele irá redimir nossos pecados, irá nos justificar diante de Deus, nos trará o verdadeiro sentido do batismo, agora não mais com água, e sim com o sangue que nos purifica de todos os pecados. Eis o cordeiro de Deus que retira a culpa do homem perante Deus. Ele é Deus encarnado, Ele é o Cristo, ele é o filho de homem o filho de Deus.

Um comentário:

  1. FUTUROS IRMÃOS EM CRISTO: Muito obrigado! Assim formalizo a nossa eterna gratidão, a todos os Homens de bom senso, e à todas as Mulheres de boa fé; que conseguiram alcançar a verdade cientifica revelada na “EXORTAÇÃO DO SABER”, e que já passaram a interagir com o Cristo Vivo, ao publicarem o chamamento que o nosso Pai Comum, tem feito aos Filhos e Filhas do amor consciente.

    Aqueles que buscaram as boas novas na “Bibliogenese de Israel”, já vislumbraram a herança espiritual que a Providência Divina nos legou, e também já saberão se auto-reciclar na Lei Cristã, ao recompor a literatura bíblica, a fim de consumarmos a Profecia Sagrada, conforme já tem sido mostrado, assim:

    (EX.) – O SEGUNDO LIVRO DE MOISÉS CHAMADO ÊXODO: OS DESCENDENTES DE JACÓ NO EGITO. Estas 60 letras e 5 sinais recompostos, revelam que: É O CONJUNTO DE EX-SEGRÊDOS: O LEGADO DE VIDA CÓSMICA E O DESTINO DOS HOMENS.
    Outro exemplo:
    (JR) – JEREMIAS: A VOCAÇÃO DE JEREMIAS. São 26 letras e 3 sinais que dizem: CRIEI A AÇÃO DO SER: VEJAM E SEJAM.

    (JB.29.22) - RECEBEI O ESPÍRITO SANTO! (1CO.11.1) – SEDE MEUS IMITADORES COMO TAMBÉM EU SOU DE CRISTO.

    ResponderExcluir